Quando as festas de final de ano se aproximam, é comum que a dúvida sobre o cardápio chegue com elas, certo? Mas que tal sair do comum e apostar em uma ceia vegetariana? É possível, sim, fazer uma mesa linda, farta e muito saborosa seguindo esse estilo de vida que serve para todas as idades. Afinal, o Natal não precisa ter comidas pesadas, repletas de gordura, mas pode e deve ser leve e delicioso!

E é exatamente isso que você vai conferir a seguir. Selecionamos algumas receitas para entrada, prato principal e sobremesas deliciosas, leves e que certamente vão fazer sucesso no seu natal. Então, continue a leitura e comece a se preparar para fazer uma ceia incrível!

Receitas vegetarianas deliciosas e práticas para a Ceia de Natal

Entradinha vegetariana 

Nada como recepcionar os convidados com uma bela entrada, não é mesmo? Confira aqui uma opção bem leve e saudável para servir aos seus convidados:

Salada de abobrinha com amêndoas

Ingredientes:

  • 2 abobrinhas grandes  e firmes do tipo italiana;
  • 100g de amêndoas em lâminas;
  • 2 limões sicilianos;
  • 200g de queijo do tipo grana padano (se preferir, troque pela versão vegana do parmesão);
  • Folhas de hortelã para decoração;
  • Azeite a gosto;
  • Pimenta rosa em grãos a gosto;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Corte as abobrinhas em lâminas bem finas, como se fossem camadas de uma lasanha. Depois, enrole-as e coloque no refratário já onde elas serão servidas. Tempere com o sal e com os limões, de preferência sem sementes. Finalize o tempero com pimenta rosa moída na hora para dar aroma e mais sabor ao prato. Depois, corte lascas do queijo grana padano ou parmesão e jogue sobre as abobrinhas.

Em uma frigideira, doure as lâminas de amêndoas até que elas fiquem de cor marrom, tomando cuidado para não queimar. Espere esfriar e jogue as amêndoas sobre as abobrinhas, regando em seguida com azeite. Enfeite com folhas de hortelã e sirva. Rende 6 porções.

Prato principal para a ceia vegetariana

O Natal fica mais delicioso e saudável com aquele prato que enche os olhos. Veja só essas opções com baixo teor de gordura para substituir as carnes:

Salpicão de frango Ovolactovegetariano 

Ingredientes:

2 maçãs picadas

2 unidades de alho poró em rodelas

1 cebola roxa pequena picada

1 xícara (chá) de cenoura ralada

1  xícara (chá) de milho cozido

1 tomate picado

1 embalagem de patê tofu com tomate Superbom

1 bandeja de Frango Superbom

Batata palha a gosto

Salsinha a gosto

Rendimento: cerca de 4 a 6 porções

Tempo de preparo: 15 minutos + 1 hora (geladeira)

Modo de preparo:

Corte o frango em pedaços pequenos, coloque-os em uma panela com um fio de azeite e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos. Reserve. Em um recipiente, misture bem todos os ingredientes. Adicione o patê. Deixe na geladeira por cerca de 1 hora. Sirva gelado. Finalize com azeite no prato.

Dica Culinária: Ao picar a maçã, deixe os pedaços de molho em água com limão.

Dica nutricional: o alho poró possui baixo teor de gordura e age como um diurético. Seu consumo auxilia na prevenção de doenças cardíacas e diabetes.

Berinjela recheada

Ingredientes

1 berinjela

2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem

2 colheres (sopa) de cebola picada

1 dente de alho picado

1/2 embalagem de Linguiça Aperitivo Superbom

1 colher (sopa) de azeitonas verde em rodelas

1/2 xícara (chá) de molho de tomate

1 xícara (chá) de cogumelos paris

Cebolinha a gosto

Rendimento: 2 a 3 porções

Tempo de preparo: 35 minutos

Modo de preparo:

Lave e corte as berinjelas ao meio. Leve as berinjelas ao forno embrulhadas em um papel alumínio. Deixe no forno preaquecido (200ºC) por cerca de 5 a 10 minutos para que a polpa fique macia. Em seguida, retire do forno, descarte o papel. Com uma colher, retire a polpa e reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Em seguida, adicione a polpa da berinjela e a linguiça picada. Em seguida, adicione as azeitonas. Coloque o molho de tomate. Refogue bem por cerca de 5 minutos. Retire do fogo e recheie as berinjelas. Após isto, salpique um pouco de salsinha e leve a berinjela ao forno novamente por cerca de 10 minutos. Retire do forno e sirva.

Dica nutricional: a berinjela é uma opção de alimento com baixa quantidade de calorias. Além disso, contém fibras, vitaminas e minerais importantes na sua composição. Além disso, é rica em tripsina, ou seja, é um antioxidante que auxilia a restringir o metabolismo das células cancerígenas. 

Sobremesa leve para a ceia vegetariana

Nada melhor do que uma sobremesa perfeita para tornar a sua ceia perfeita! 

Manjar de coco

Ingredientes:

Para o manjar:

  • 2 xícaras de chá de leite desnatado ou bebida vegetal;
  • 1 vidro de leite de coco;
  • 4 colheres de sopa de amido de milho;
  • 1 colher de sopa de adoçante culinário;
  • 3 colheres de sopa de coco ralado seco.

Para a calda:

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes do manjar no copo do liquidificador e bata até o creme ficar homogêneo. Depois, coloque a mistura em uma panela, leve ao fogo baixo e mexa até que comece a engrossar. Coloque a mistura em uma forma de silicone com um furo no meio, a mesma que você usa para fazer pudim, leve para a geladeira e aguarde 6 horas.

Quando chegar perto da hora de tirar o manjar da geladeira, prepare a calda: basta diluir a geleia de frutas vermelhas Superbom na água morna. Quando estiver fria, despeje por cima do manjar e decore com frutas vermelhas frescas.

O complemento ideal para essas delícias é um chá geladinho, veja como prepará-lo!.

Chá gelado de tangerina e canela 

Rendimento: 2 porções

Tempo de preparo: 15 minutos

Ingredientes

1 xícara (chá) de suco de tangerina Superbom

meia xícara (chá) de água filtrada

2 canelas em pau

1 colher (sopa) de hibisco

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o suco de tangerina, a água, a canela em pau e o hibisco. Deixe ferver. Em seguida, desligue o fogo e reserve o chá na geladeira.  Sirva gelado.

Dica nutricional: a tangerina é uma rica fonte de vitamina A, C, B1 e B2, flavonoides, folato e sais minerais. Ela é uma ótima opção de fruta para manutenção do peso, para melhorar a saúde dos cabelos, dentes e gengivas. Além do que sua principal função é aumentar as defesas do sistema imunológico

Agora que você já sabe que é possível fazer uma ceia vegetariana, aproveite e confira outras dicas de como substituir a carne de forma consciente.

Quer receber mais conteúdos como esse, assine a nossa newsletter!