Vai receber os amigos não veganos em casa, mas está na dúvida sobre a escolha do cardápio? Pode parecer uma tarefa um pouco complicada, mesmo.

Mas, se você pensar com cuidado no que vai servir, não tem erro. O interessante é apresentar os mais variados pratos e temperos na entrada, prato principal e sobremesa. 

Para ajudá-lo, neste post vamos dar algumas sugestões de jantar vegano para ninguém botar defeito. Acompanhe!

A primeira impressão é a que fica

Para que seus amigos carnívoros entendam logo de cara que um jantar vegano pode ser delicioso, que tal surpreender logo na entrada? Você pode preparar petiscos mais leves para ir beliscando ao longo da noite e, também, uma entrada um pouco mais consistente.

Para os petiscos, nada melhor do que chips de legumes. É possível comprar pronto ou fazer você mesmo. Fica bem interessante misturar legumes de cores diferentes, como cenoura, baroa e beterraba.

Para fazer, basta cortar lascas bem fininhas e assar com um fio de azeite e uma pitada de algum outro tempero de sua preferência. Outra ideia é servir húmus (patê à base de grão-de-bico) ou antepasto de berinjela no pão sírio.

Além dos petiscos, uma boa pedida é preparar uma bruschetta. Esse típico prato italiano é versátil e agrada a todos. A versão vegana pode ser preparada com tomates, manjericão e queijo vegano. Ou também com cogumelos, abobrinha ralada e o que mais sua criatividade permitir!

O prato principal do jantar vegano

O prato principal costuma ser mais desafiador na hora de agradar aos amigos não veganos. Então, que tal preparar algo tradicional, mas com o toque de vegetais? O arroz rico pode ser uma boa opção! É só refogar o arroz com bastante alho e cebola e depois acrescentar cenoura e aspargos.

Para dar um toque especial, coloque gengibre ralado, páprica picante e curry. O prato vai ficar lindo, saboroso e com um aroma de dar água na boca.

Se você quiser servir acompanhamentos, pode preparar uma boa salada e falafel, aquele tradicional bolinho árabe. Bata no liquidificador grão-de-bico, limão, cebola e temperos (salsinha, coentro, curry, cebolinha, manjericão, páprica e cominho). Acrescente água aos poucos para transformar os ingredientes em uma pasta. Depois, é só moldar os bolinhos e fritá-los. 

Para fechar com chave de ouro, a sobremesa

Agora, vamos dar duas opções de sobremesa para encerrar o jantar da melhor maneira possível. A primeira é a boa e velha cocada. Para deixar a receita vegana, você pode usar leite vegetal e leite condensado de soja.

Mas também é possível simplificar um pouquinho e nem utilizar leite! A cocada mais simples também agrada a muitos paladares. Para fazê-la, basta ter em casa lascas de coco, açúcar e água. Em uma panela, coloque a água e o açúcar em fogo baixo. Quando a mistura formar uma calda densa, adicione o coco e mexa devagar. É só esperar esfriar e está pronto!

Outra opção mais sofisticada é o verrine de manga e kiwi. A base dessa sobremesa é formada por camadas que ficam visíveis em um copinho de vidro. Nesse caso, as camadas são: manga batida, paçoca, creme de leite de castanhas e kiwi picado. É uma sobremesa que, além de saudável e saborosa, impressiona pela beleza. E frutas sempre são uma boa opção!

E, então, pronto para receber os amigos em um delicioso jantar vegano preparado por você? Quem sabe eles não se inspiram a adotar um estilo de vida mais saudável?

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