A preocupação com o meio ambiente vem se tornando uma das maiores preocupações da humanidade, fazendo com os sistemas de comida sustentável sejam mais importantes. O aquecimento global é uma ameaça real, que afeta a capacidade humana de habitar este planeta. Por isso, cada vez mais existe a busca por soluções sustentáveis que limitem o nosso impacto no meio ambiente. Portanto, confira como a sustentabilidade alimentar ajuda o meio ambiente e a sua saúde.

O impacto da carne

A carne tem um impacto enorme no meio ambiente. São 4 fatores que acabam impactando o planeta por conta da produção da carne, isso sem falar nos problemas para a saúde humana e para a crueldade com os animais. Porém, se concentrando nos males para o meio ambiente os principais fatores são:

  • Espaço – É preciso de espaço para o pasto dos animais, o que significa muito desmatamento e queimadas, que resultam em um volume menor de árvores;
  • Água – A água é impacta duas vezes. Primeiro, para o próprio consumo dos animais. Segundo, para o processo de produção e manutenção do espaço;
  • Gases do efeito estufa – Parece bobagem, mas a flatulência dos animais é responsável por 14,5% de todos os gases emitidos na atmosfera. Ao considerar o número grande dos mesmos isso faz bastante sentido;
  • Energia – É preciso gastar muita energia durante este processo e ela deve ser produzida de alguma forma, ao invés de ser usada de uma maneira mais eficiente.

Quais são as opções?

Mas, felizmente, hoje em dia a humanidade não depende mais exclusivamente da carne produzida em grande quantidade. Existem outras formas de consumir os alimentos com opções mais sustentáveis .

Por exemplo, os burgers e frangos veganos, além dos queijos, permitem trazer um sistema de comida que seja mais sustentável do ponto de vista do meio ambiente.

Quer conhecer mais sobre estes produtos? Então acesse o site da Superbom e confira!

O que são os produtos orgânicos?

Os alimentos orgânicos são aqueles que passaram por um processo de produção sustentável, desde o seu início a sua distribuição. Além das carnes veganas que foram mencionadas acima, existem outros produtos que são fabricados com o meio ambiente em foco.

Isso é uma preocupação que vai além do meio ambiente. Certos produtos garantem as melhores condições até mesmo para as pessoas que trabalham nele. Isso é também um modelo de sustentabilidade, ao cuidar de quem está produzindo.

Outra opção bem sustentável é procurar adquirir alimentos que são produzidos de forma mais natural. Isso quer dizer os alimentos produzidos naturalmente na sua região, também de acordo com a estação em questão.

Mas a comida sustentável não se limita a como ela é produzida. Cada pessoa tem o seu papel de usá-la da melhor forma possível, começando pela forma como os alimentos são cozinhados. Por exemplo, usar o próprio vapor do arroz para cozinhar os legumes é uma ótima opção. Por sinal, a própria água dos legumes pode ser usada em outras receitas.

Por fim, é importante também aproveitar o máximo possível dos alimentos. Existe alguma utilidade para as partes que sobram ou para as cascas que podem ser ótimas opções.

Criar um sistema de comida sustentável é uma obrigação de todos. Desde o momento que eles produzidos, comprados, consumidos e até descartados.

Quer saber mais dicas para viver uma vida mais sustentável? Então acesse o site da Quero Vida e Saúde e conheça mais.