Comida de rua engloba todo tipo de alimento que se busca fora de casa e que são vendidos em locais públicos para o consumo imediato: salgados, lanches, prato feito, refrigerante, iogurte, entre outros. Além disso, também podemos incluir as frutas, legumes e verduras que são comercializadas fora dos estabelecimentos comerciais legalizados e fiscalizados.

Geralmente este tipo de comércio autônomo e informal, é decorrente de motivos sociais e econômicos, onde cada vez mais, pessoas buscam se tornam vendedores ambulantes ou feirantes por falta de emprego e dificuldade financeira, onde passam a fazer parte do comércio informal para aumentarem sua renda familiar. Mas será que os cuidados necessários para vender produtos saudáveis e dentro dos padrões da ANVISA (agência nacional de vigilância sanitária) estão sendo seguidos?

Apesar dessa prática de comércio informal reduzir a taxa de desemprego, ela deve ter em primeiro plano a qualidade dos produtos e higiene que necessários para o bem estar do consumidor. Quando um produto alimentar não está dentro da validade e condições saudáveis de consumo, podem causar sérios danos a saúde de quem os consumir, entre eles: risco de intoxicação alimentar, cólicas, vômito, diarreia, entre outros fatores. Sem contar que o local onde os produtos são estocados, na maioria das vezes, não tem o conhecimento do consumidor. Tais lugares correm o sério risco de não passarem pelo processo de dedetização e limpeza adequada, onde pode gerar a aparição de ratos, baratas e outros animais peçonhentos ou venenosos.

Porém existem bancas, restaurantes ou barracas que passam por todo o processo de fiscalização necessária, oferecendo produtos e alimentos de boa índole e qualidade. Então fique atento ao local onde você escolher fazer sua refeição, certifique-se de que está servido alimentos frescos do dia, e se contém todas as recomendações de higiene e segurança dadas pela ANVISA, esse é um direito que todo consumidor tem.

Caso não se sinta seguro, procure reservar um tempo para fazer sua refeição em casa ou leve sua própria refeição para comer no trabalho, isso garante sua saúde e bem estar, além do mais a melhor comida é aquela feita em casa, onde você tem a certeza dos cuidados e higiene que são indispensáveis.