Você imagina como comer na hora certa pode influenciar sua saúde? Praticamente todo mundo sabe que a escolha dos alimentos tem uma enorme influência na qualidade de vida e na saúde de qualquer pessoa.

Um exemplo disso pode ser visto neste estudo da Revista Brasileira em Promoção da Saúde, discutindo a influência dos alimentos industrializados na saúde infantil. Por isso, é preciso escolher muito bem o que iremos comer. Mas, outro fator muito importante é “quando” se come.

Então, saiba por que comer na hora certa pode influenciar sua saúde.

As dificuldades em manter um hábito de alimentação

O dia a dia bastante corrido não ajuda muito em manter bons hábitos alimentícios. Seja por conta de trabalho, de cuidar da família ou de qualquer outra atividade, é difícil separar um tempo razoável para se alimentar. Porém, isso é extremamente importante.

Existe um conceito de ciclo biológico, que ajuda a manter a saúde do corpo. Por isso, combinar os alimentos saudáveis com o hábito de comer na hora certa pode influenciar sua saúde.

O corpo humano não é projetado para se alimentar o tempo todo. Portanto, com tanto acesso à comida, é natural que as pessoas acabem tendo problemas de saúde por excesso de alimentação. A obesidade e a diabetes são dois exemplos de doenças relacionadas a dificuldades na alimentação. Por exemplo, em relação a diabetes, houve um aumento de 60%, na incidência desta doença, segundo a OMS.

Portanto, o primeiro passo é trocar os alimentos gordurosos e com excesso de açúcar por opções mais saudáveis. Na Superbom, você encontra diversos pratos veganos e outras opções saudáveis para ter uma alimentação melhor e evitar os problemas acima.

Como comer na hora certa pode influenciar sua saúde?

Por isso, a escolha do horário em que uma pessoa come tem um peso muito maior do que se imagina. Existem estudos que mostram que beliscar alimentos durante todo o dia, é pior para a saúde do que comer uma comida gordurosa. Portanto, é importante ter um horário razoável para comer.

O ideal é fazer refeições em um ciclo de 8 ou 12 horas. Existe também a recomendação de comer de 3 em 3 horas. Entre elas, não existe uma certa ou errada, são apenas orientações que podem variar de acordo com cada caso.

Por exemplo, quem come de 3 em 3 horas, corre um risco maior de errar na escolha do alimento e comer alimentos que não fazem bem. Portanto, ao optar por esse ciclo é fundamental comer coisas leves, pois dentro de poucas horas você irá se alimentar novamente. Por outro lado, quem come de 8 ou 12, pode ficar com muita fome. Perder o controle do apetite resulta em comer demais ou comer mal. Por isso, se optar por esse ciclo de alimentação, procure inserir em sua dieta alimentos com fibras, que saciam por mais tempo.

Por isso, é fundamentar um costume de diversas refeições nutritivas. A Superbom traz snacks, se você precisa fazer lanches com uma frequência um pouco maior ou pratos como carnes veganas, que são mais saudáveis e podem fazer parte das refeições de rotina. É importante encontrar o equilíbrio e o que comer e o quanto comer, para fazer ambos da maneira adequada.

Treine o seu corpo

Mas, o mais importante é treinar o seu corpo para receber o alimento no mesmo horário. Por isso que comer na hora certa pode influenciar sua saúde.

Nosso corpo é controlado por hormônios que ajudam na alimentação. Portanto, comer em um horário fixo ajuda o corpo a criar o hábito de digerir a comida em um horário determinado, sendo que ele seja muito mais eficiente nisso. Assim, é acumulado menos gordura e menos açúcar.

O oposto ocorre com quem come o tempo todo, ou come em horários diferentes. Com tanta oferta de comida, o tempo todo, o organismo acaba tendo uma dificuldade maior em processar o alimento.

Por isso, manter um hábito de alimentação é muito benéfico para a sua saúde. Consulte um nutricionista e entenda com ele, qual é o melhor horário de refeições para você. Crie o hábito de se acostumar a ela e o seu corpo irá agradecer. Portanto, comer na hora certa pode influenciar sua saúde, para o bem.

Quer saber mais dicas de como ter mais saúde e qualidade de vida? Então, assine o canal Vida e Saúde, da TV Novo Tempo!