Você já deve ter ouvido alguém dizer que o excesso de sódio é um adversário de peso para quem busca uma vida mais saudável. Inimigo número 1 dos hipertensos, o sal entra frequentemente na lista de vilões da dieta. No entanto, será que cortá-lo de vez do cardápio é uma boa medida?

Para ajudar você a entender melhor esse elemento tão controverso quanto presente no nosso dia a dia, listamos algumas dúvidas mais comuns sobre o assunto. Saiba mais!

Afinal, o sódio é mesmo um vilão?

Estamos tão acostumados a ouvir falar nos malefícios que o excesso de sódio provoca no organismo que muitas vezes sequer paramos para pensar como, afinal, ele age no nosso corpo.

Ingrediente principal do sal de cozinha, o sódio é um elemento importante para a manutenção da saúde já que, ao lado do potássio, é um dos responsáveis pelo equilíbrio do volume de água no interior das células.

A falta de sódio no organismo provoca sintomas como dor de cabeça, desidratação, diarreia, vômitos, fraqueza e, em casos mais graves, até arritmia cardíaca. O mineral também exerce um papel importante no bom funcionamento dos músculos, do coração e dos impulsos nervosos. Por isso, as tentativas de riscar o sódio da dieta também não são nada saudáveis!

Como o excesso de sódio prejudica o organismo?

Se a falta do mineral não é benéfica para o organismo, o excesso de sódio tampouco. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo ideal de sal deve ser de no máximo 5 gramas diárias.

O excesso de sódio provoca a retenção de líquidos no corpo, o que pode agravar os quadros de doenças cardiovasculares ou ligadas à obesidade, por exemplo. No caso dos hipertensivos, seu consumo exagerado é especialmente grave, já que a dilatação das artérias provocada pelo excesso de sódio eleva ainda mais a pressão arterial.

Além disso, o consumo excessivo de sal também está relacionado a casos de osteopenia e osteoporose, já que o sódio contribui para a retirada de cálcio dos ossos, e à problemas renais, uma vez que o órgão sofre uma sobrecarga para filtrar e expelir o excesso do mineral.

Para diminuir o excesso de sódio, basta cortar o sal da comida?

Parece uma resposta óbvia, mas não é bem assim. Acontece que muitos dos alimentos que consumimos diariamente, embora não pareçam tão salgados ao paladar, têm níveis altos de sódio em sua composição.

Quer alguns exemplos? O macarrão instantâneo, por exemplo, contém 1,35 gramas de sódio. Se você considerar que o consumo máximo diário deve girar em torno de 5 gramas, é um número altíssimo.

Bolachas recheadas — ou mesmo aquelas consideradas “light” ou “fitness” —, salgadinhos de pacote e lasanhas congeladas são outros exemplos de alimentos comuns no dia a dia dos brasileiros que são ricos em sódio e podem acabar comprometendo a sua saúde.

Por isso, o ideal é não tentar estimar a quantidade de sódio pelo paladar, mas ficar de olho no rótulo dos produtos!

Como o veganismo ajuda a manter o consumo de sódio equilibrado?

O veganismo mantém o consumo de sódio equilibrado naturalmente, já que privilegia refeições preparadas com frutas, verduras, legumes e grãos, que contém índices equilibrados do mineral em sua composição.

Além disso, esse estilo de vida elimina os alimentos que são naturalmente mais ricos em sódio, como carnes processadas, peixes enlatados e outros alimentos processados. No entanto, quem se preocupa com a sua saúde, mas não quer abr sódio ir mão de receitas saborosas e de uma dieta variada, pode buscar produtos veganos com baixo teor de sódio, como o Burger Gourmet Vegan, da Superbom.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos

Onde Comprar Burger Gourmet Superbom

Hambúrguer gourmet vegano: sanduíches que unem sabor e saúde

Teor de sódio dos alimentos: como fazer escolhas mais saudáveis

Com sabor, textura, aroma e cor idênticos aos da carne moída bovina, ele é feito à base de proteína isolada da ervilha, tem alta carga proteica e baixíssimo teor de sódio, além de fibras alimentares e vitaminas A, B12, B9 e minerais como ferro e zinco.

Dessa maneira, você passa bem longe do excesso de sódio sem precisar se afastar do sabor ou de preparações variadas e muito saborosas!

Gostou de saber mais sobre os perigos do excesso de sódio e da importância do seu consumo em níveis equilibrados para o organismo? Então aproveite para baixar nosso app e receber diretamente em seu celular dicas e informações sobre o estilo de vida vegano!