A alimentação ideal para o seu churrasco

É muito bom reunir os amigos, servir boa comida e por o papo em dia. Para isso, existe o famoso churrasco, onde o vegetariano também pode estar presente. Isso mesmo!

Muitas pessoas que não conhecem o mundo vegetariano, pensam que o vegetariano não vai a churrascos e não se deleita desse tipo de reunião. É besteira pensar assim, pois o vegetariano pode e deve aproveitar desse tipo de evento, onde as suas receitas e pratos tendem a ser muito mais saudáveis do que aqueles que são servidos em churrascos convencionais.

A Superbom dá algumas dicas de como fazer um bom churrasco vegetariano e aproveitar o momento com os amigos servindo receitas saudáveis e super saborosas:

Espetinhos de legumes

espetinhos de legumesPara fazer o espetinho de legumes, você vai precisar de cebola, tomate, berinjela, cenoura, shitake e aspargos.

-A cebola tem somente 46 calorias (em cada 100g). É rica em selênio, que fortalece o sistema imunológico.

-O tomate contém apenas 18 calorias (em cada 100g), é rico em vitaminas A e C e licopeno, substância que diminui os riscos de desenvolver problemas cardiovasculares.

-A berinjela  tem 44 calorias (em cada 100g) e possui o ácido clorogênico, um dos mais poderosos antioxidantes, que atua na prevenção de diversas doenças. Uma boa dica é temperá-la com orégano e pimenta do reino.

-O shitake é rico em fibras. Com apenas 35 calorias (em cada 100g), ele é traz longevidade a saúde e possui minerais que o nosso corpo não fabrica, embora sejam essenciais para bom funcionamento do organismo.

-O aspargo contém ácido fólico e também é completo em vitamina B, ideal para evitar problemas cardiovasculares e  combater inflamações. Ele possui somente 24 calorias (em cada 100g).

Carne vegetal

A carne vegetal, ou carne de soja, é sempre a mais pedida em churrascos vegetarianos, chamativa até para aqueles que ainda não provaram dela. Ela costuma ser vendida em forma de hambúrguer (hambúrguer de soja Superbom), o que também pode ser feito de forma artesanal. É pouco calórica e rica em proteína.

Também vale indicar o kafta para o seu churrasco vegetariano. Basta misturar a proteína de soja texturizada (aquela carne de soja granulada) com aveia, trigo para quibe, farinha integral, ovo e temperos como o cheiro verde e a salsinha. Acrescente shoyu e pitadas de sal a gosto. Misture a massa até ficar bem uniforme, depois forme rolinhos com a mão, enrole com o papel alumínio e deixe na brasa até assar. Mas procure não exagerar na dose, pois cada 100g de soja correspondem a 459 calorias.

Acompanhamentos

Sirva o arroz integral como acompanhamento para os pratos, além de ser nutritivo, é repleto de fibras e gera maior saciedade para matar aquela fominha.

As saladas também não podem ficar de fora. Sirva salada de rúcula (essencial para churrasco), salada de alface e o famoso vinagrete. Vale também oferecer temperos e molhos variados.

vinagreteSobremesa

Para fechar com chave de ouro o seu churrasco vegetariano, monte porções de frutas da época, como por exemplo, abacaxi, acerola, lichia, melão, pêssego e uvas.

Leia também:

Dicas para churrasco vegetariano

Guia de sobrevivência para o vegetariano no churrasco

Receita para churrasco vegetariano

Acredite, com um churrasco completo assim, até mesmo quem não for vegetariano vai querer seguir a nova alimentação.

Bom apetite!