O Natal é o momento de celebrar o nascimento de Cristo e também de confraternizar com amigos e familiares. Nesse período, as ceias ocupam um lugar especial. Sabemos que tradicionalmente, porém, se consome muita proteína animal nas festas natalinas. Pensando nisso, apresentamos um guia de como montar uma ceia de Natal plant based farta e saudável.

Existem diversas receitas saborosas que podem ser feitas, como bolos e salpicão. Itens característicos da época como amêndoas e frutas secas entram nestes pratos para trazer aquele toque especial. O melhor de tudo é que você pode apostar em uma variedade de receitas que são leves.

Levando-se em conta o clima do Brasil, evitar as comidas pesadas é uma boa ideia até para quem não é vegano. Se já está batendo a curiosidade de como preparar a sua ceia sem nenhuma proteína animal, não precisa esperar mais. A seguir, você descobre receitas e dicas incríveis. Confira.

Descubra como montar uma ceia de Natal plant based farta e saudável

Vamos começar, então, por ele que está presente em muitos almoços de família durante as festas: o salpicão. O frango da receita original pode ser substituído por diversos outros ingredientes. Você pode usar, por exemplo, carne de jaca desfiada. Quer saber como?

É só misturar o ingrediente em uma vasilha com milho verde cozido, batata cozida, cenoura ralada, azeitona, ervilha, uva-passa, salsão e batata palha. Em seguida, coloque maionese vegana, cheiro verde, pimenta e sal a gosto. Você também pode acrescentar uma pitada de mostarda.

Outra receita de salpicão vegano aproveita o Vegan Cream Tomate Seco  Superbom.

Neste caso, você usará maçã picada, alho poró em rodelas, cebola roxa pequena picada, cenoura ralada, milho cozido, tomate picado, batata palha e salsinha. É só misturar tudo, acrescentar o tofu e levar à geladeira. Acessando o link acima, você pode conferir essa receita em detalhes.

Saladas e farofa de frutas secas

Para acompanhar os seus pratos, invista em uma salada de abobrinha com amêndoas. A receita é simples e leva abobrinhas do tipo italiana, amêndoas cortadas em lâminas, limão siciliano, parmesão vegano hortelã, azeite e pimenta rosa.

Também já mostramos aqui no blog o modo de preparo da salada vegana. Entre as dicas de como montar uma ceia de Natal plant based farta e saudável está fazer uma farofa de frutas secas. Um acompanhamento que não pode faltar.

Nesse caso, você começa dourando cebola e alho no azeite. Depois, acrescenta a cenoura ralada, tofu picado, farinha de mandioca e as frutas secas picadas. Adicione sal e um pouco e cebolinha e a farofa está pronta. Quer adquirir produtos plant based para incrementar as suas receitas? Descubra onde comprar Superbom!

Prato principal e sobremesa

Antes de prosseguir, recomendamos que você assista uma receita de farofa fria do Canal Vida & Saúde para aumentar as opções da sua ceia. Quanto ao prato principal, além do salpicão vegano, você pode investir em um risoto de cogumelos.

Para acompanhar o arroz, use shitake. A receita é bem simples: basta dourar 2 cebolas picadas e 4 dentes de alho em uma panela. Em seguida, adicione 3 xícaras de shitake picado para refogar junto com 2 xícaras de arroz arbóreo. Depois, vá adicionando um caldo de legumes natural à mistura.

No total, você usará 5 xícaras do caldo. Quando o arroz estiver al dente, adicione sal, pimenta e faça uma decoração com cheiro verde. Outra opção é o risoto de ervilha com escalope que já ensinamos aqui!

Agora, você já sabe como montar uma ceia de Natal plant based farta e saudável. Quer conhecer mais pratos salgados e doces para essa época? Então, dá uma olhada nessas 3 receitas incríveis para ceia de Natal vegana!