O café da manhã é uma refeição essencial para garantir o bem-estar: é uma importante fonte de energia e uma excelente ocasião para estar junto com a família.

Transformar o café da manhã de qualidade como uma rotina, que pode começar desde a infância, é fundamental para o desenvolvimento de bons hábitos alimentares que duram uma vida inteira.

Entenda mais sobre a importância do café da manhã como um hábito saudável, seus benefícios e como é possível contar com opções para adeptos do veganismo, pessoas com algum tipo de intolerância ou que apenas buscam um estilo de vida mais saudável.

Café da manhã traz benefícios, mais saúde e bem-estar

O café da manhã é essencial para fornecer ao corpo e ao cérebro o combustível após o período de jejum durante a noite. Sem essa refeição, seu organismo fica sem energia – é como tentar ligar um carro sem gasolina.

Para a primeira refeição do dia, os especialistas sugerem:

  • Ingestão de alimentos dentro do período de duas horas após acordar;
  • Alimentos que ofereçam calorias na faixa de 20 a 35% de sua necessidade diária.

Além de fornecer energia, os alimentos consumidos no café da manhã podem ser boas fontes de nutrientes importantes, como cálcio, ferro e vitaminas do complexo B, além de proteínas e fibras.

O corpo precisa desses nutrientes essenciais e especialistas acreditam que, se não ingeridos no começo do dia, é pouco provável que essa falta seja compensada nas próximas refeições.

O café da manhã também influencia no peso corporal: quem faz do café da manhã um hábito tem menos probabilidade de estar acima do peso do que aqueles que costumam pular a refeição.

Além disso, o café da manhã proporciona outros benefícios. Vamos conhecê-los.

1. Incremento das funções cognitivas

Alimentar-se bem logo ao acordar ajuda a restaurar os níveis de glicose, algo bastante necessário para o cérebro funcionar.

Isso ajuda também a melhorar os níveis de memória e concentração, pode melhorar o humor e diminuir os níveis de estresse.

Estudos relacionados ao universo infantil mostram que o café da manhã pode melhorar a motivação, o comportamento e tem sido associado a notas melhores.

2. Equilíbrio de energia

As necessidades energéticas das pessoas variam de acordo com o volume de atividade física que fazem, atividades desenvolvidas no trabalho e hábitos alimentares.

Crianças em crescimento precisam de muita energia:

  • Meninos entre 7 a 10 anos devem consumir aproximadamente 1970 kcals por dia;
  • Meninas dentro da mesma faixa etária precisam ingerir cerca 740 kcals por dia.

Entre os adultos:

  • Homens precisam de cerca de 2500 kcal por dia;
  • Mulheres necessitam de aproximadamente 2000 kcals por dia.

3. Mais saúde a longo prazo

O café da manhã traz inúmeros benefícios para sua saúde a longo prazo: ele ajuda a reduzir os riscos de obesidade, pressão alta, doenças cardíacas e diabetes.

Dicas para um bom café da manhã vegano

Seja por opção ou por indicação médica, cada vez mais pessoas têm buscado no veganismo um estilo de vida mais saudável.

Mas não é sempre fácil ter ideias para o café da manhã vegano, especialmente se você está se adaptando ao veganismo – neste caso, você pode começar com uma refeição por dia, facilitando a transição e garantindo que os novos hábitos, realmente, farão parte de seu dia a dia.

A seguir temos algumas opções para o café da manhã que são práticas, saborosas e que podem servir de opção para quem segue o veganismo ou tem algum tipo de intolerância. Confira:

Mingau de quinoa com manteiga de amendoim

A quinoa deixou de ser uma opção apenas para pratos salgados. Este grão de alta proteína pode ser o substituto perfeito para a aveia ou outro cereal.

Ao ferver a quinoa no leite de soja – ou qualquer outro tipo de leite vegetal, ela fica macia, cremosa e saudável.

Você pode ainda incrementar o seu sabor adicionando cacau em pó, granola, frutas frescas ou em conserva, geleia, melado ou manteiga de amendoim.

Tofu “mexido” com espinafre

Repleto de proteínas e vitaminas, este prato vegano com ovos mexidos é uma maravilhosa refeição para o café da manhã ou pode ser também uma boa opção para os adeptos da marmita para o almoço.

Use o tofu desintegrado e adicione tomates, alho, cogumelos e espinafre. Você pode incrementar ainda com um pouco de VeganCheese Cheddar.

Bebidas quentes a base de milho ou cevada

opções de bebidas quentes para o café da manhã

Já existem no mercado opções saborosas em substituição ao café: são fabricados com grãos de milho ou grãos de cevada selecionados, que são torrados e moídos.

Como você pode ver, o café da manhã é fundamental para garantir mais saúde e bem-estar. Para saber mais dicas de boa alimentação, conferir os últimos lançamentos e novidades, siga a Superbom nas redes sociais:

Siga a Superbom no Facebook!Siga a Superbom no Twitter!Siga a Superbom no YouTube!Siga a Superbom no Instagram!