Crianças e adolescentes não possuem o hábito de comer pela manhã. O que problema é que, durante uma noite de sono, ocorre a redução de glicose (açúcar) na corrente sanguínea e isso deve ser suprido no café da manhã. A primeira refeição diária deve conter todos os nutrientes necessários para as atividades do dia.

Se não há um café da manhã reforçado, a criança ou o adolescente, ao iniciar suas atividades diárias em jejum, pode sentir cansaço, sonolência, falta de concentração e dificuldade de memorização.

Na fase de crescimento, desenvolvimento e aprendizagem é importante que a alimentação seja rica em glicose, isto é, carboidratos, que devem ser saudáveis, como pães e cereais integrais, farelo e frutas (as cores diversas despertam vontade). Além disso, o leite e derivados, são fontes de cálcio e importantes para manutenção dos ossos, também devem fazer parte do café da manhã.

Café da manhã é a máquina do dia para as crianças e adolescentesDiversifique a mesa!

Para não haver monotonia alimentar, invista em diversificar os alimentos. Prepare leite ou iogurte com frutas, cereais com leite, pão integral torrado com geleias. É uma opção válida uma deliciosa salada de frutas.

Lembre-se: As crianças e os adolescentes precisam ser instruídos desde cedo a se alimentar bem, não só pela manhã, mas sim em todas as refeições. Uma vez que o hábito é criado, não haverá problemas futuros com alimentações.

Cuidado com o jantar

Se a criança recusa o café da manhã repleto de variedade, há um problema: o jantar. A ingestão de comidas gordurosas, lasanhas, queijos amarelos, batata frita e embutidos pode ser a grande causa da falta de apetite pela manhã.

Tente também explicar à criança que ao fazer uma alimentação saudável pela manhã, terá bons resultados na escola, nas atividades físicas e um desenvolvimento completo das funções orgânicas.