Você com certeza já ouviu a analogia de que nosso corpo funciona como um carro e que os alimentos ingeridos são o combustível necessário para que ele seja dirigido sem problemas, certo? De certa forma, essa comparação está correta, e o café da manhã é uma das formas mais eficientes de abastecer esse veículo.

A primeira refeição do dia é a mais importante para todos os indivíduos. No entanto, no caso de crianças e adolescentes, que não têm o hábito de se alimentarem pela manhã, essa relevância é ainda mais acentuada. Pular o desjejum pode ocasionar em problemas como cansaço, sonolência, falta de concentração e dificuldade de memorização.

Mas, afinal, por que o café da manhã é tão importante e como criar hábitos alimentares mais saudáveis para pessoas nessa faixa etária? Confira a resposta para essas e outras perguntas a seguir. Boa leitura!

Por que o café da manhã é tão importante?

Pare tudo o que você está fazendo e pense: qual foi a última vez que toda a sua família se reuniu à mesa para tomar um café da manhã reforçado? Caso não consiga se lembrar, não se desespere. O desjejum típico das novelas não faz parte da maioria das casas brasileiras.

A razão para esse infeliz fato é bastante simples: a correria do dia a dia. Estamos sempre apressados e parece impensável tirar alguns minutos para comer durante a manhã, certo? No entanto, esse hábito deve ser restituído em nossas casas para garantir a saúde das crianças e dos adolescentes.

Durante as noites de sono, nosso organismo passa por diversas transformações. Uma delas é a redução de glicose (açúcar) na corrente sanguínea, que deve ser suprida no café da manhã. A primeira refeição diária deve conter todos os nutrientes necessários para as atividades do dia.

Pessoas mais jovens estão em fase de crescimento, o que significa que milhares de reações químicas ocorrem em seus corpos a todo instante, devido ao metabolismo acelerado e à constante renovação celular. Nessa etapa da vida, é importante que a alimentação seja rica em glicose, isto é, carboidratos, para garantir uma produção eficaz de energia.

Crianças que não se alimentam bem antes de ir para a escola apresentam rendimentos inferiores àquelas que tomam um café reforçado e nutritivo. Isso ocorre porque o cérebro necessita do açúcar para funcionar e fazer com que os pequenos aprendam da melhor forma possível.

Quais são os principais benefícios de um desjejum caprichado?

A seguir, conversaremos um pouco mais sobre os principais benefícios que um café da manhã equilibrado traz para a saúde das pessoas. Confira:

Mais energia durante o dia

A maioria das pessoas acredita que as calorias são nocivas e que devem ser evitadas a todo custo, não é mesmo? Na realidade, as coisas funcionam de forma bem diferente: os seres vivos necessitam das calorias para viver. A energia obtida por meio dos alimentos é a responsável pela manutenção das células e de todas as reações feitas em nosso organismo.

Jovens em fase de crescimento estão com o corpo a todo o vapor e necessitam de níveis mais altos de calorias para queimar no decorrer do dia, seja se exercitando ou mandando ver nos estudos. Por isso, fazer um bom desjejum garante que as crianças e os adolescentes atinjam todo o seu potencial sem se sentirem cansados.

Melhor rendimento escolar

Assim como todos os outros órgãos, o nosso cérebro também precisa de um bom e velho combustível para funcionar do modo correto. Os níveis de glicose — seu alimento preferido — são restabelecidos com a ingestão de um café da manhã diversificado e equilibrado.

Com isso, a função cerebral é potencializada e os pequenos saem ganhando em concentração, foco, rapidez de pensamento e se sentem mais alertas e acordados. Além disso, o açúcar saudável é capaz de melhorar o humor e a sensação de felicidade, garantindo ótimas notas e boas experiências no ambiente escolar.

Redução dos riscos de obesidade e de doenças relacionadas

Ao contrário do que a maior parte das pessoas acredita, pular refeições é exatamente aquilo que deve ser evitado a fim de manter um peso saudável, pois causa um desaceleramento do metabolismo. O ideal é comer diversas vezes durante o dia e mantê-lo sempre ativo.

Ao pular o café da manhã, o organismo entende que precisa pegar leve e estocar o maior número de energia possível. Porém, isso é feito em forma de tecido adiposo, que em excesso pode ser extremamente prejudicial para a saúde.

Diminuição do risco de doenças

Esse up no metabolismo é responsável por trazer, em longo prazo, uma qualidade de vida muito superior aos jovens que não pulam o café da manhã. Isso acontece porque o organismo desses indivíduos funciona da forma como deveria funcionar, o que acarreta na diminuição dos níveis de colesterol ruim na corrente sanguínea, por exemplo.

Por mais incrível que pareça, muitas crianças e adolescentes sofrem com esse problema desde cedo, o que aumenta os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares em algum futuro não tão distante. Por isso, é possível dizer que tomar café da manhã é um investimento para a saúde.

Como preparar um café da manhã equilibrado para crianças e adolescentes?

No tópico anterior já mencionamos a importância da glicose contida no café da manhã para o rendimento de crianças e adolescentes ao longo do dia. No entanto, é importante salientar que não estamos falando de qualquer tipo de açúcar, e sim de carboidratos saudáveis e balanceados.

Os componentes essenciais de um café da manhã dos campeões são:

  • cereais integrais (aveia, linhaça, trigo, chia etc.);
  • frutas diversas (in natura ou em forma de sucos);
  • gorduras boas (presentes no leite — inclusive nas opções vegetais —, no queijo, nas oleaginosas, no abacate etc.).

Combinações utilizando esses grupos são muito eficientes na promoção da saúde e no fornecimento de todos os nutrientes necessários para um dia produtivo, como as fibras, as vitaminas, os minerais, as proteínas e os carboidratos.

Confira, abaixo, algumas dicas para garantir que a criançada se alimente corretamente todas as manhãs:

Diversifique a mesa

Para não haver monotonia, tente diversificar os alimentos. Prepare leite ou iogurte com frutas, saladas de frutas, cereais com leite, pão integral torrado com geleias sem açúcar. Há uma infinidade de alternativas para todos os tipos de paladares!

Seja criativo

Essa dica vale mais para as crianças pequenas, mas nada impede que seja utilizada também na alimentação dos mais crescidinhos. Deixe os pratos bem coloridos (sinônimo de saúde e variedade de nutrientes) e atraente, criando personagens ou palavras com os produtos.

Planeje as refeições

Para que a correria não seja uma desculpa, tente planejar todo o café da manhã na noite anterior ou, até mesmo, no fim de semana. Você pode, por exemplo, preparar a massa de uma panqueca nutritiva, deixar a tapioca já hidratada, fazer a geleia da semana ou deixar os smoothies pré-congelados e sempre à mão.

Pesquise bastante

A internet é uma fonte interminável de receitas incríveis para compor todas as refeições diárias. É possível encontrar opções práticas, como a famosa aveia dormida — uma refeição simples, mas repleta de nutrientes e que pode ser preparada para toda a semana.

Tenha cuidado com as outras refeições

Embora crucial para a saúde, o café da manhã não resolve sozinho todos os problemas. Todas as refeições da criançada devem ser equilibradas e nutritivas, ou os ganhos obtidos durante a manhã não compensarão o déficit do restante do dia. Por isso, nada de exagerar em frituras e embutidos, que podem, inclusive, causar a falta de apetite pela manhã.

Se comunique

Lembre-se: hábitos não são construídos do dia para a noite. Por isso, os jovens precisam ser instruídos desde cedo a se alimentar bem. Dialogue com as crianças sobre a importância da alimentação e tente explicar que ao seguir esses passos, elas terão bons resultados na escola, nas atividades físicas e um desenvolvimento completo das funções orgânicas.

Como você pôde perceber, o café da manhã é fundamental para garantir a saúde e a produtividade das crianças e dos adolescentes. Com algum planejamento e um pouco de diálogo, é possível alterar os hábitos dessa geração e criar uma sociedade muito mais saudável!

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