Você provavelmente já ouviu falar nos antioxidantes, não é? Eles têm sido tema de programas de televisão, matérias de revistas, sites e blogs, e são muito conhecidos por prevenir danos no funcionamento do organismo, além de retardar o processo de envelhecimento celular.

Atualmente, já sabemos que por meio de uma alimentação saudável e equilibrada, é possível prevenir doenças e fortalecer o sistema imunológico. Nesse sentido, já que os antioxidantes têm papel tão importante na manutenção da nossa saúde, não podemos deixá-los de fora da nossa rotina alimentar.

Neste post trouxemos mais informações sobre como agem os antioxidantes no nosso corpo, em quais alimentos podemos encontrá-los e quais são seus benefícios à saúde. Acompanhe!

O que são antioxidantes?

Os antioxidantes são moléculas responsáveis por inibir o processo de oxidação de outras moléculas. De uma maneira geral, eles protegem as células do nosso corpo. Durante a oxidação, são formados compostos chamados de radicais livres — cuja ação no organismo pode ser bastante danosa à saúde —, e que provocam efeitos mutagênicos e degenerativos, capazes de desestabilizar células saudáveis e causar doenças.

Por isso, uma alimentação rica nessas substâncias pode ajudar a equilibrar a ação dos radicais livres no organismo e prevenir algumas enfermidades. Sendo assim, veremos adiante alguns dos principais antioxidantes encontrados nos alimentos:

Vitamina C

A vitamina C talvez seja um dos antioxidantes mais conhecidos por todos nós. Ela atua na proteção do corpo contra doenças infecciosas e contribui também para aumentar a absorção de ferro no organismo. Por esse motivo, alimentos que contêm vitamina C potencializam a fixação do ferro, quando ingeridos juntos. 

Além disso, a vitamina C age na produção de colágeno e combate o envelhecimento da pele. Não é à toa que ela tem sido bastante utilizada na indústria cosmética, fazendo parte da composição de inúmeros cremes anti-idade. 

A vitamina C pode ser encontrada em vários grupos alimentares. Nas frutas, está presente na laranja, na acerola, no caju, na goiaba, no limão. Nos vegetais, podemos encontrá-la no brócolis, na couve, no pimentão, entre outros.

Vitamina E

A vitamina E tem papel importante no combate aos danos celulares, especialmente, na região ocular. Atualmente, já se sabe que essa substância age na prevenção de doenças como a catarata e a degeneração macular, protegendo a membrana dos olhos ao neutralizar a ação dos radicais livres.

É possível encontrar a vitamina E nos óleos vegetais, nas hortaliças, no gérmen de trigo, nas amêndoas, nas nozes etc.

Flavonoides e Resveratrol

Apesar dos nomes complicados, essas substâncias são facilmente encontradas em alguns alimentos, como nas uvas, e, além de terem ação antioxidante, também auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes.

Você pode se beneficiar consumindo as uvas ou até mesmo bebendo o suco da fruta. 

Licopeno

O licopeno é um antioxidante capaz de proteger nosso organismo dos danos provocados pelos radicais livres e fortalecer nosso sistema imunológico. Essa substância está presente nos alimentos de cor avermelhada, como o morango, o tomate, a cereja, a melancia, a framboesa etc.

Além disso, também reduz os riscos de algumas doenças, como o câncer de próstata.

Selênio, Manganês e Zinco

Esses minerais são ricos em antioxidantes e têm importante função no equilíbrio das defesas do organismo. Além disso, atuam também no combate ao envelhecimento celular.

Um fator considerado bastante relevante é que os minerais atuam em conjunto com as vitaminas A, C e E, melhorando sua ação e eficácia. Encontramos esses minerais nos cereais integrais, nos grãos, nas sementes, entre outros. 

Qual é a melhor forma de consumi-los?

Uma das formas de inserir os antioxidantes na nossa alimentação é por meio do consumo de frutas, legumes, hortaliças e grãos. O mais recomendável é dar preferência aos alimentos in natura, pois eles preservam melhor os nutrientes e as vitaminas. É importante ressaltar que boa parte dos antioxidantes são encontrados nas cascas, nos talos e nas sementes, por isso devemos aproveitá-los integralmente.

Uma boa alternativa para equilibrar o consumo de antioxidantes na alimentação é tentar variar as opções. Em uma passadinha no mercado ou feira, você pode comprar algumas frutas ricas em antioxidantes — laranja, morango, goiaba — e fazer uma salada de frutas bem variada. Uma dica: acrescente aveia, granola ou chia para dar um toque especial à sua salada.

Quando precisar consumir industrializados, é importante verificar os rótulos, ler a lista dos ingredientes, observar se há aditivos químicos, conservantes e, sempre que possível, optar pelos menos processados. Veremos abaixo algumas opções mais saudáveis de produtos industrializados que são fontes de antioxidantes:

Sucos integrais

Os sucos agradam em cheio, principalmente no verão. Entre as opções de sucos antioxidantes, existe o suco de uva, que é muito rico em flavonoides e vitamina C.

Além de ser nutritivo, o suco de uva é gostoso e pode ser facilmente inserido na rotina alimentar — acompanha muito bem as principais refeições do dia, reuniões familiares ou com os amigos e, até mesmo, fácil de ser levado na lancheira das crianças.

Geleias de frutas

As geleias são ótimas opções para servir com pães e biscoitos. Elas podem ser incluídas no café da manhã, nos lanches, piqueniques e, inclusive, como recheio para doces.

Hoje em dia, já existem opções de geleia mais saudáveis, sem corantes e sem aromas artificiais. Uma geleia de frutas vermelhas, por exemplo, é bastante rica em antioxidantes, além de ser muito gostosa.

Mix de semente e grãos

Atualmente, já existem dezenas de produtos à venda que oferecem em embalagens práticas uma mistura de grãos e sementes para serem carregados na bolsa e consumidos nos intervalos. São alternativas saudáveis de snacks ricas em nutrientes e antioxidantes, com sabores variados e muito saborosos. 

Como você pôde ver, manter o consumo adequado de antioxidantes para garantir uma alimentação saudável não é difícil. Por meio de escolhas adequadas é possível inseri-los na rotina sem complicação, e seguindo nossas dicas seu sistema imunológico se tornará mais forte e você ganhará mais saúde e qualidade de vida.

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