O amendoim proporciona inúmeros benefícios nutricionais, o que o torna parte importante de uma dieta saudável no veganismo. Ele é uma fonte significativa de proteína e ainda agrega nutrientes saudáveis – como antioxidantes, ferro, magnésio e fibras.

Descubra a seguir como sua inserção no dia a dia pode trazer muito mais sabor para praticantes do veganismo e também para quem busca opções saudáveis e saborosas para seguir uma boa alimentação.

Benefícios do consumo moderado do amendoim

Além de saboroso e fácil de ser consumido em diversas situações, o amendoim traz ainda muitos benefícios para a sua saúde, mesmo para aqueles que não são adeptos ao veganismo. Confira a seguir:

  • Fonte de biotina: parte do complexo de vitamina B, é um nutriente extremamente benéfico para o seu bem-estar fisiológico. Estudos científicos sugerem que a biotina pode ter um papel importante no tratamento da esclerose múltipla, diabetes e algumas condições cerebrais;
 
  • Faz bem ​​para o coração: embora o amendoim tenha uma má reputação devido ao seu alto teor de gordura, muita gente esquece que 80% de sua gordura é insaturada – o tipo que promove o processo de limpeza das artérias, ajuda a manter o fluxo de sangue saudável e reduz o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral;
 
  • Proteção contra cálculos biliares: um estudo descobriu que ingerir pelo menos uma porção de amendoim por dia pode reduzir o risco de cálculos biliares em 25%;
 
  • Rico em cobre: considerado um micronutriente essencial, sendo importante para as enzimas que governam a produção de energia e a atividade neural. O consumo regular de amendoim garante uma ingestão de cobre suficiente para afastar os riscos de uma doença cardiovascular e ainda pode reduzir os níveis de colesterol LDL, considerado perigoso para a saúde.
 

Como explorar o amendoim nos hábitos saudáveis de um vegano

Existem muitas formas de utilizar o amendoim nas suas refeições diárias – ele vai do snack ao prato principal.

Veja a seguir como utilizá-lo e aproveitar todos os seus benefícios:

  • Abuse da praticidade do amendoim: fácil de ser transportado, é uma opção de lanche saudável e prática. Deixe um saquinho na bolsa ou mochila e use para saciar sua fome enquanto vai de um compromisso para o outro, durante o trabalho, entre outros.
    Você pode ainda incrementar, fazendo versões especiais em sua própria casa – pode assar o amendoim com açafrão ou páprica para versões salgadas e usar cacau em pó ou açúcar de coco para beliscar um docinho quando quiser;
 
  • Faça trocas inteligentes: substituir a barrinha de cereal comum, que costuma ter muito açúcar e é pobre em nutrientes, por amendoim pode levar a grandes benefícios na prevenção e controle de diabetes e doenças cardiovasculares – barrinhas de cereal caseiras, no entanto, são uma excelente pedida;
 
  • Insira-os em diversas receitas: o amendoim e a manteiga de amendoim podem ampliar ainda mais o sabor e textura de uma variedade de pratos – saladas, sanduíches, molhos, sopas e smoothies. Veja duas opções a seguir.
 

Receitas gostosas à base de manteiga de amendoim

Duas colheres de sopa desse alimento tão completo contêm cerca de 14% de sua necessidade diária de magnésio.

Isso ajuda no metabolismo da glicose, aumenta a densidade óssea de mulheres em idade mais avançada e ainda pode reduzir o risco de diabetes e derrame.

Para que você possa começar já a aproveitar todos os benefícios do amendoim, separamos aqui duas receitas rápidas – ambas podem ser consumidas por praticantes do veganismo:

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