Cuidar da alimentação é muito importante para que a sua saúde esteja em dia. Evitar as doenças cardiovasculares é uma das principais metas das pessoas, uma vez que são a principal causa de morte no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por isso, é essencial cuidar da alimentação para prevenir os problemas com o coração. Confira uma lista de alimentos saudáveis que você previne doenças cardiovasculares.

Aveia

A aveia é um alimento essencial para quem quer evitar as doenças cardiovasculares. Em forma de flocos, farelo ou farinha, ajuda a controlar os níveis de colesterol e funciona “limpando” o sangue. A aveia é rica em proteínas e possui também ômega 3, potássio e fibras solúveis.

O alimento é composto por beta glucana, uma fibra que ajuda na redução do colesterol no fígado e, consequentemente, garantir uma vida mais saudável para o seu coração.

Outros benefícios são o controle da glicose, melhoria no funcionamento intestinal e o aumento na sensação de saciedade.

Você pode misturar a aveia no iogurte, sopa, salada de frutas, mingau e até em pães. Assim, o alimento pode ser consumido todos os dias e você pode manter uma dieta equilibrada e que diminua os riscos de doenças cardiovasculares.

Sucos e frutas

Uma alimentação rica em frutas e sucos tem de tudo para dar certo e, na prevenção de doenças do coração, não é diferente. Exemplo disso é o suco de uva integral, que conta com flavonoides, ácidos fenólicos e resveratrol, substâncias com ação antioxidante e que ajudam a aumentar o bom colesterol, HDL, a partir da inibição da agregação de plaqueta. Ele também é muito bom para evitar o surgimento de arteriosclerose e trombose.

Entre as frutas que ajudam a manter seu coração saudável estão:

– Abacate, rico em vitamina E;

– Laranja, que conta com vitaminas C, A, B, E e minerais como ferro, zinco, potássio, cálcio, magnésio e manganês,

– Maçã, rica em vitaminas do complexo B, C e E, potássio, flavonóide e fibras.

Além de ajudar no controle dos níveis de colesterol, essas frutas são essenciais para regular a glicose, reduzir o envelhecimento das células e até melhorar as funções cerebrais.

E o melhor:

podem ser incluídas em diferentes refeições do seu dia, seja no café da manhã ou no lanche da tarde e até antes de dormir, as frutas são as melhores opções para quem quer se alimentar de forma saudável.

Granola

A granola também faz parte da lista de alimentos saudáveis que te ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. Além de ser essencial para reduzir os riscos de câncer, controlar a diabetes e regular o fluxo intestinal, essa mistura de grãos integrais, sementes oleaginosas e frutas secas é rica em substâncias que vão proteger o seu coração.

Isso se dá porque o consumo regular da granola ajuda a combater os fatores de riscos para as doenças cardiovasculares, que são problemas como hipertensão, diabetes, obesidade e colesterol alto. A granola pode estar presente em diversas refeições no seu dia.

Se você tem interesse em acompanhar mais dicas sobre como adotar uma alimentação mais saudável, confira o site da Quero Vida e Saúde.