Os doces são praticamente uma unanimidade, não há quem não goste deles. Afinal, existe uma grande variedade que pode ser consumida para adoçar um pouco os nossos dias. O problema é que todo esse bem-estar pode acabar viciando e fazendo mal. Por isso, devemos saber como escolher alimentos saudáveis para substituir os doces.

Vale lembrar que pesquisas já comprovaram que o açúcar pode ter efeito semelhante às drogas pesadas. Isso ocorre em virtude da liberação de opioides em nosso organismo. Ou seja, o corpo libera substâncias que promovem uma sensação de prazer.

A questão é que o consumo excessivo de doces pode trazer uma série de problemas para a nossa saúde. Além das cáries, o açúcar colabora para o desenvolvimento de obesidade e diabetes.

Nas crianças, então, a situação pode ser ainda mais grave, levando ao desenvolvimento precoce de doenças. O que fazer para evitar esses problemas?

Saiba como escolher alimentos saudáveis para substituir os doces

Para afastar a vontade de comer doces e adicionar substitutos saudáveis à sua dieta, comece pelas frutas secas. A ameixa, por exemplo, além de ser rica em nutrientes e fibras tem um sabor acentuadamente doce. Ela pode substituir diversas sobremesas.

Aproveite para combinar ameixa e outras frutas secas com nozes e castanhas. Estas últimas são fonte de gordura boa e geram saciedade. Elas também oferecem proteínas, o que é desejável se você segue uma dieta sem consumo de carne. Visite o nosso site para descobrir onde comprar produtos veganos.

Você pode apostar também em sobremesas desse tipo para fugir dos doces prontos. Gostou da ideia? Então, venha conferir este artigo com 5 receitas de doces veganos para fazer sucesso nas sobremesas!

Invista em geleias, creme de amendoim ou mel

Outra opção simples de substituição para os doces são as geleias com 100% de frutas. Elas são uma fonte rica em fibras solúveis e podem compor uma sobremesa nutritiva e saborosa, além de promover a saciedade.

Uma dica adicional de como escolher alimentos saudáveis para substituir os doces é apostar no creme de amendoim com mel. Esta fonte de energia pode ser consumida a qualquer hora do dia. O produto é ideal para o preparo de sobremesas e como recheio de bolo.

Você pode experimentar o Amends para conferir os benefícios do creme. Outro exemplo de doce saudável é o mel, um alimento altamente nutritivo e energético.

Ele pode, ainda, ser utilizado como adoçante, já que não apresenta os malefícios do açúcar. Por sinal, o Vida & Saúde apresenta um vídeo para que você entenda melhor a ação do açúcar no organismo.

Incluindo cereais, chocolate amargo e batata-doce na sua dieta

Barras de cereais com aveia integral e adoçadas apenas com frutas são uma fonte rica em açúcares naturais e benéficos. E, existem ainda os cereais integrais puros que podem ser misturados com frutas e leite. É a combinação ideal para café da manhã e lanches.

Quem não dispensa um chocolate, pode substituir as barras tradicionais pelo tipo amargo. Você ainda encontra açúcar nestes produtos, mas em menor quantidade. Se consumido com moderação, não há problema.

Encerrando as nossas dicas está a batata doce. Ela possui carboidratos, fibras e vitaminas. Uma combinação que gera saciedade e inibe a vontade de comer aquele docinho.

Viu como escolher alimentos saudáveis para substituir os doces é fácil? Outro detalhe importante para se saber é como montar uma lancheira saudável para os pequenos. Acesse o link para descobrir como fazer isso e conferir um exemplo de cardápio.