Cabelos bonitos e saudáveis são, em geral, um sinal de boa saúde e bons hábitos saudáveis. Uma dieta rica em nutrientes e bem balanceada é extremamente importante para a saúde do seu cabelo – cuidar de dentro para fora é tão importante quanto investir em bons produtos e nos cuidados de profissionais renomados.

Aprenda como manter seus cabelos bonitos e mais fortes com a leitura a seguir.

Como a dieta afeta a saúde dos seus cabelos?

Certos nutrientes podem estimular o crescimento dos fios, deixando os cabelos mais resistentes, cheios e saudáveis.

Como o crescimento do cabelo é um processo contínuo – e a queda moderada faz parte do processo natural – os fios estão crescendo continuamente e sendo substituídos, então os folículos estão constantemente criando novos cabelos a partir de nutrientes no corpo.

Certas proteínas, gorduras, vitaminas e minerais são especialmente importantes para quem busca ter cabelos bonitos, fortes e saudáveis.

Isso afeta inclusive o surgimento dos fios brancos – entenda melhor no próximo tópico.

Possíveis causas do surgimento dos cabelos brancos

Existem inúmeras possíveis causa para o surgimento de um dos maiores medos do universo estético: os cabelos grisalhos. Entenda melhor as principais – e quais podem ser combatidas:

  • Deficiências vitamínicas: quaisquer deficiências de vitamina B-6, B-12, biotina, vitamina D ou vitamina E podem contribuir para o envelhecimento prematuro dos fios e o surgimento dos cabelos brancos;
  • Genética: o envelhecimento prematuro do cabelo de uma pessoa está amplamente ligado à genética – mas raça e etnia também influenciam nessa questão. Quem tem menos melanina na pele costuma apresentar fios brancos mais cedo ou com maior intensidade. Não é uma regra, mas caucasianos (especialmente os ruivos) tendem a ficar grisalhos mais cedo, seguidos pelos asiáticos e pelos afrodescendentes;
  • Estresse oxidativo: o problema causa desequilíbrios quando os antioxidantes não são suficientes para neutralizar os efeitos nocivos dos radicais livres. Os radicais livres são moléculas instáveis ​​que danificam as células, contribuindo para o envelhecimento da pele, dos cabelos e para o surgimento de algumas doenças;
  • Certas condições médicas: doenças autoimunes podem aumentar o risco de uma pessoa apresentar cabelos brancos mais cedo. O cabelo branco também é comum na alopecia areata, uma condição da pele autoimune que causa perda de cabelo no couro cabeludo, face e outras partes do corpo;
  • Tabagismo: os fumantes têm duas vezes e meia mais chances de apresentar envelhecimento precoce, antes dos 30 anos de idade, se comparado aos não-fumantes;
  • Corantes e produtos capilares químicos: muitos desses produtos contêm ingredientes prejudiciais, que impactam negativamente os índices de melanina no organismo. O mesmo acontece nos casos de uso excessivo de produtos de produtos para clarear os fios.

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Alimentos para garantir cabelos bonitos

A alimentação livre de proteínas animais estão associadas a muitos benefícios à saúde, incluindo melhores índices cardio-metabólicos, IMCs mais baixos e níveis mais estáveis ​​de açúcar no sangue.

Além disso, ela também ajuda a promover a saúde dos fios, garantindo cabelos bonitos, mais saudáveis e fortes. Ao planejar o cardápio dos próximos dias, aposte na ingestão dos seguintes alimentos:

Oleaginosas

Alimentos oleaginosos – como amêndoas, nozes, amendoim, entre outros – são ricos em vitamina E e magnésio.

A vitamina E nutre o couro cabeludo e ajuda a manter os fios saudáveis e nutridos. O magnésio, também presente neste tipo de alimento, é crucial para a saúde e o crescimento dos fios, ajudando a reduzir o risco de calcificação do couro cabeludo.

Vegetais com folhas verdes

Verduras folhosas, como couve, mostarda, acelga, repolho e brócolis são essenciais para a alimentação de todos aqueles que seguem uma alimentação vegetariana.

Elas são cheias de nutrientes, antioxidantes e fibras e vitaminas – muitas essencialmente úteis para o cabelo: ferro, vitamina A e vitamina C. O ferro transporta oxigênio para os folículos capilares, a vitamina A ajuda a criar aquela oleosidade naturalmente protetora e a vitamina C protege os fios dos radicais livres destrutivos.

Legumes

Se você quer ter cabelos bonitos e fortes, precisa ingerir quantidades adequadas de proteína – que podem ser encontradas nas leguminosas. Existem muitas opções de leguminosas: alimentos à base de lentilhas, ervilhas, feijões e grão de bico ou suas versões in natura – todas podem ajudar a atender às suas necessidades diárias de proteína.

Açaí

Aqui no Brasil, é possível saborear uma tigela de açaí praticamente em cada esquina. O açaí tem muitos benefícios para os cabelos e para a pele, que incluem a proteção contra os radicais livres, a redução da inflamação do couro cabeludo e a nutrição dos fios.

Uvas

O ácido linoleico, presente em uvas e óleo de semente de uva, fortalece os folículos e torna o cabelo forte e saudável. Por isso invista no consumo da fruta in natura ou de sucos orgânicos para combater a queda de cabelo.

Abacate

Consumido como sobremesa, em torradas, triturado em uma guacamole, cortado em uma salada ou misturado em um shake, o abacate é rico em aminoácidos graxos. Pode ajudar seu cabelo a reter a hidratação dos fios, garantindo cabelos bonitos e saudáveis.

Couro cabeludo saudável garante cabelos bonitos

Para garantir fios brilhantes, fortes e mais saudáveis, é preciso cuidados especiais. Experimente também fazer uma esfoliação do couro cabeludo, que ajuda a eliminar células mortas e estimular o crescimento. Veja o passo a passo neste vídeo, do canal Vida e Saúde (parceiro Superbom):

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