Quando falamos em gordura a maioria das pessoas pensa apenas nas formas de reduzir o seu consumo. Acontece que nem sempre elas são vilãs para a nossa saúde. O mais importante é saber identificar os alimentos com gorduras boas que você pode e deve consumir.

 

De modo geral, existem 3 tipos de gordura que encontramos nos alimentos: saturadas, insaturadas e trans. A primeira e a última são aqueles que precisamos evitar. As insaturadas, no entanto, podem ser consideradas como uma gordura do bem. Tanto é que elas reduzem os níveis de colesterol no sangue.

 

Sendo assim, você não precisa fugir quando o assunto for consumir gordura. O que é necessário, na realidade, é entender em quais alimentos encontramos a sua manifestação benéfica. A boa notícia é que não é difícil incluir estes itens na sua dieta, já que são produtos básicos do cotidiano. Veja nos tópicos seguintes quais são estes alimentos.

 

Alimentos com gorduras boas que você pode e deve consumir: azeites e óleos

 

O azeite de oliva é uma das principais fontes de gorduras boas que podemos encontrar. Em uma colher de sopa temos 9,85 gramas da substância. Apesar de calórico, este produto pode colaborar para a saúde do coração. Ele também se relaciona com o controle da pressão arterial.

 

A única observação quanto a este produto é que ele deve ser extravirgem e prensado a frio. Vale lembrar ainda que o azeite de oliva possui gorduras monoinsaturadas. Para entender melhor esta e outras categorias da gordura boa confira este vídeo do canal Vida & Saúde.

 

Em busca de produtos especiais para dietas veganas/vegetarianas? Então saiba onde encontrar a Superbom. Retomando nosso assunto, existem também óleos que podem apresentar gorduras benéficas. O óleo de abacate é um bom exemplo. Normalmente ele é utilizado como substituto de manteiga ou margarina em frituras e refogados. Apesar disso ele também pode servir para o preparo de molhos que acompanhem saladas.

 

Oleaginosas: nozes, castanhas e sementes

 

As oleaginosas são outra fonte de gorduras que fazem bem ao organismo. Amêndoas, nozes e pistache podem ser consumidos sozinhos ou fazer parte de receitas diversas. A vantagem de adicionar estes itens à sua dieta é que eles têm muito mais do que gorduras benéficas.

 

Você também encontrará vitamina E, ômega 3, manganês, proteínas, carotenoides e muito mais. Os exemplos de alimentos com gorduras boas que você pode e deve consumir incluem ainda as sementes. Linhaça e chia são ótimas neste sentido e ajudam a manter uma dieta balanceada.

 

Abacate, tofu e chocolate

 

Com relação às frutas, a melhor forma de conseguir gorduras saudáveis é consumindo abacate. Este alimento tem ainda o benefício de manter a saciedade, enquanto reduz o colesterol ruim. Uma boa forma de inseri-lo na sua dieta é como substituto de manteiga no pão.

 

Já o tofu oferece gordura boa e probióticos. Ou seja, elementos que são importantes para a saúde intestinal. Para quem pensa na sobremesa, vale consumir chocolate amargo, que tem além de tudo fibras e antioxidantes. Quem não consome proteína animal está bem servido de fontes de gordura boa.

 

Aliás, você sabia que muitas sementes ricas em gorduras e ômega-3 podem ajudar a combater a depressão? Conheça algumas opções que oferecem este benefício.