Em 1991, o Dr. William Howard Hay desenvolveu uma dieta chamada de dieta combinada. Segundo Hay, a causa da obesidade é decorrente da má combinação dos alimentos que causa um estado químico negativo no corpo, o que leva as pessoas a engordarem.

Este fator químico gera acidez e acumulação desses ácidos, que são derivados da digestão e do próprio metabolismo. Isso leva a redução dos alcaloides (substâncias derivas de frutas e verduras) presentes no corpo, podendo se resultar na intoxicação do organismo.

Existem três padrões de alimentos que Dr. Hay classificou para uma boa digestão:

• Os alimentos responsáveis pela formação de alcaloides, entre eles estão as frutas e verduras.

• Alimentos que contém muita proteína, como: carnes, queijo e ovos, costumam gerar ácidos depois da digestão.

• Alimentos com alto índice de amido responsáveis por produzirem ácidos, por exemplo: pão, cereais e outros que tenham farinha ou açúcar em sua composição.

Dr. Hay conclui que, esses grupos de alimentos que contém alto índice de amido e proteínas, não devem ser consumidos em uma mesma refeição. Deve se priorizar uma combinação distinta para cada um deles e não mistura-los.

Recomendações importantes:

  1. Evitar a mistura de amidos e açucares, com proteínas e frutas ácidas.
  2. Saladas, verduras e frutas, quando ácidas ou doces, devem compor a maior parte de nossa refeição principal (almoço ou jantar).
  3. Amidos, proteínas e gorduras devem ser consumidos em pequenas quantidades.
  4. Cereais integrais e amidos não processados são recomendáveis, sendo dispensável o consumo de enlatados e que tenham passado por processos químicos.

 

 

Seguindo essas dicas você mantém seu organismo mais saudável!