Uma opção refrescante e nutritiva

Estamos enfrentando dias de calor intenso, principalmente na região Sudeste do país. Com essa temperatura, o apetite é menor e não é nada agradável se alimentar de refeições muito quentes. Isso faz aumentar ainda mais a sensação de calor e deixa a temperatura do corpo mais propícia à fadiga e ao mal estar.

Em tempos de calor como esse, a Defesa Civil aconselha a ser evitada a exposição ao sol das 10h às 17h e as atividades ao ar livre também nesses horários, caso tenha que sair de casa, use sempre o protetor solar. O consumo de líquidos é fundamental, em especial água mineral. O uso de ventiladores e umidificadores são sempre bem vindos, assim como também, o uso de soro fisiológico para umedecer as narinas e vias respiratórias. Banhos gelados também colaboram para refrescar o corpo e ajudam você a se sentir melhor.

A alimentação também merece cuidados especiais no dias de muito calor, deve-se evitar refeições pesadas e muita mistura de elementos em seu prato. O que deve estar como preferência são as verduras, legumes e vegetais em geral. Saladas são uma ótima pedida, onde as mais variadas folhas podem ser aderidas ao cardápio.

salada de folhasOutra opção de comida que é recomendada nos dias de calor é a salada de macarrão. Confira essa receita que a Superbom indica para o seu verão ficar mais leve e refrescante:

Salada de macarrão parafuso

delícia de pratoIngredientes

1 pacote de macarrão parafuso;
1 xícara de ervilhas frescas;
1 xícara de milho verde;
100g de proteína de soja texturizada;
1 tomate picado;
½ cebola picada;

2 colheres de sopa de nozes picadas;

Cheiro verde picado à gosto;
2 colheres (sopa) de azeite;
1 colher (sopa) de mostarda;
6 colheres (sopa) de maionese vegetal Superbom;

Modo de preparo

Cozinhe o macarrão em bastante água com um pouco de sal e reserve. Em um recipiente faça um molho com o azeite, a maionese vegetal e a mostarda. Em seguida misture esse molho a todos os demais ingredientes, acerte o sal e se desejar, pode colocar um pouquinho de pimenta moída na hora. Além de ser uma excelente opção de prato único para uma refeição, já que contém praticamente todos os grupos de alimentos, é uma boa pedida para os dias de verão e calor.

Leia também:

Praticar atividades físicas nos dias de calor requer cuidados especiais

Brasileiros vivem dias de calor intenso

Aprenda a cuidar da pele do seu bebe nos dias de calor

Refresque-se e saboreie essa deliciosa receita que a Superbom indica. Até a próxima!