Manter uma alimentação saudável no dia a dia não é uma tarefa fácil. Com a correria da rotina, o cansaço por conta de muito trabalho ou estudo, nem sempre é possível parar para fazer a alimentação ideal. Além disso, normalmente as opções mais rápidas não fazem muito bem para a saúde. Portanto, se você tem a preocupação com a alimentação saudável no dia a dia, confira como mantê-la, mesmo com as dificuldades do cotidiano.

Se planeje

Por conta da correria do dia a dia, o melhor é não ser pego de surpresa. Por isso, busque planejar como são suas refeições durante a semana. Por exemplo, você pode tirar um dia do fim de semana para cozinhar refeições saudáveis para comer durante os dias de trabalho ou faculdade.

Mas isso começa com as compras. Priorize comprar os alimentos saudáveis, como o frango e a carne vegana. Após fazer as compras, cozinhe os pratos saudáveis e prepare cada refeição para a sua semana. Assim, você tem os seus pratos já definidos e garante que terá uma alimentação saudável.

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Tenha bons hábitos na hora das refeições

Além de escolher bem o que você vai comer e se planejar, é preciso ter certos hábitos durante a própria refeição. Por exemplo, ao comer, procure se focar apenas nisso. Dedique um momento para a refeição, sem pressa.

É claro que isso nem sempre é possível, mas o ato de mastigar bem e de comer devagar ajuda tanto na digestão quanto na sensação de satisfeito. Com isso, você não come mais do que precisa.

Outro ponto importante é evitar pular as refeições. Planeje também as refeições intermediárias, como os lanches e não às pule. Assim, você mantém o corpo sob controle, assim como os impulsos em comer e fugir do planejado. Evite comer apenas quando você tem fome e se mantenha em um regime saudável.

Outro ponto fundamental para manter a alimentação saudável é sempre buscar se manter hidratado. Ande com uma garrafinha de água ou tenha uma na sua mesa no trabalho, sempre cheia.

Ao consumir água com frequência, o corpo fica hidratado por mais tempo e se sente mais satisfeito. Muitas vezes, a fome é apenas uma forma de o corpo pedir hidratação. Para lembrar de beber água, existem diversos apps que podem ajudar.

Elimine o que não for saudável

Por fim, é impossível falar de como manter uma alimentação saudável sem mencionar que é preciso cortar tudo aquilo que não faz bem.

Por exemplo, se for comer na rua ou levar a comida de casa, busque não adicionar um sal extra. A comida provavelmente já está temperada e o sal em excesso pode levar a vários problemas.

Outro ponto importante é aquele cafézinho. Ele pode ser essencial para ajudar você a ter energia, mas deve ser feito com moderação. A cafeína é uma substância que, em excesso, também pode trazer problemas.

Por fim, é importante também eliminar o açúcar e as gorduras, pois eles contribuem para inúmeros problemas de saúde e são os principais responsáveis pela alimentação não saudável.

É por isso que é tão importante seguir a primeira dica de comprar comida saudável, preparar e planejar as refeições para a semana.

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