Uma das questões que mais impacta a busca pela qualidade de vida é a administração do nosso tempo: há apenas 24 horas por dia e é preciso saber utilizar bem cada minuto.

É essencial entender a importância do gerenciamento do tempo e como isso ajuda a maximizar o tempo disponível, afastar a ansiedade, aumentar o senso de produtividade, além de garantir mais saúde e qualidade de vida.

Descubra como fazer seu tempo e sua qualidade de vida caminharem juntos com as dicas a seguir.

A importância do gerenciamento do tempo

A gestão do tempo é uma questão que afeta também a sua vida pessoal – e não só a profissional, onde somos sempre cobrados por garantir mais produtividade e resultados.

Um bom gerenciamento de tempo permite que você mantenha um equilíbrio saudável entre suas tarefas diárias e sua qualidade de vida, já que a falta de prazos acessíveis e a convivência com o estresse excessivo podem causar ou agravar quadros clínicos já existentes.

Mesmo que você não tenha conseguido administrar seu tempo no passado, sempre é tempo para mudar. Estabeleça prazos, organize-se, delegue tarefas e priorize sua lista de tarefas para obter o máximo de valor do seu tempo – confira as dicas a seguir para saber por onde começar.

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7 dicas de gerenciamento de tempo efetivo

Listamos a seguir algumas dicas para ajudar a administrar seu tempo de uma forma mais prática e eficaz. Você pode colocar uma ou todas em prática – desde que o seu objetivo seja encontrar o equilíbrio entre sua rotina e sua qualidade de vida.

1) Use um calendário

Ter um calendário facilmente acessível – seja a versão em papel ou em seu smartphone – é o passo mais fundamental para gerenciar suas atividades diárias.

O Google Agenda é uma excelente opção para quem tem um perfil mais tecnológico. Você pode sincronizá-lo com seu celular e outros hardwares, assim fica mais fácil acessar sua programação, não importa onde você esteja.

2) Planeje-se em torno do seu nível de energia

Você já percebeu como a produtividade está diretamente relacionada ao seu nível de energia? Conhecer melhor a si mesmo torna mais fácil encontrar seus momentos mais produtivos do dia e garantir mais qualidade de vida de um modo geral.

Com essa informação em mãos, planeje suas tarefas em torno desses períodos. Se você for uma pessoa matutina, concentre tarefas que demandem mais atenção e agilidade entre 9 e 12 horas.

Nos períodos onde seu nível de energia é baixo – como logo após o almoço, por exemplo – você pode se concentrar em tarefas como limpar a caixa de entrada, fazer algumas ligações telefônicas e ler alguns artigos.

3) Elimine maus hábitos

Um dos maiores fatores de desperdício de tempo são os maus hábitos. Seja navegando excessivamente nas redes sociais, jogando em demasia ou assim por diante, esses maus hábitos não só tomam o nosso tempo, mas também afetam nossa qualidade de vida.

Use seu tempo com sabedoria, lidando com esses maus hábitos de uma forma realista – o que não puder ser eliminado imediatamente deve ser controlado. Para isso, você pode determinar dias e faixas de horários específicas para tarefas como ver séries, sair com os amigos ou passar aquela fase do candy crush. O tempo extra pode ser usado para se exercitar ou dormir mais.

4) Faça listas de tarefas à noite para o dia seguinte

Crie o hábito de separar os 10 minutos antes do fim do expediente ou antes de ir deitar para fazer uma lista para o dia seguinte.

Ao fazer essa lista, você está efetivamente estabelecendo metas para o dia. Objetivos diários são mais fáceis de alcançar, ao mesmo tempo em que nos ajudam a atingir metas maiores e mais complexas rumo à qualidade de vida.

5) Aprenda quando dizer não

Aprender a dizer “não” aos pedidos das pessoas pode ser uma dica óbvia de gerenciamento de tempo – mas não torna a tarefa mais fácil.

As pessoas se deparam com muitos e diferentes pedidos a respeito de seu tempo e atenção. Dizer não a alguns deles significa desapontar alguém – mas muitas vezes significa mostrar às pessoas que elas podem fazer as coisas por conta própria ou procurar outras fontes de ajuda.

É importante olhar para as suas prioridades e aprender a dizer não às exigências de tempo que não são absolutamente necessárias.

6) Organize tarefas semelhantes juntas

Uma das vantagens de organizar uma lista de tarefas é que você pode encontrar pontos em comum e resolver vários problemas de uma vez só.

Por exemplo: você pode separar um período do dia para resolver tarefas no computador: pagar contas no internet banking, encomendar um livro, enviar e-mails etc. Aproveitar que vai sair de carro e levar as roupas na lavanderia, buscar frutas no hortifrúti e papear com um amigo. Se precisar fazer ligações, aloque um horário para fazer todas as ligações de uma só vez. Isso realmente agiliza o processo.

7) Use os atalhos

Utilizar o tempo de forma sábia e voltada para garantir mais qualidade de vida envolve encontrar o caminho mais curto para o resultado final de suas tarefas – seja chegar ao trabalho, arrumar a casa ou preparar as refeições.

Nesse último caso, isso é ainda mais essencial: planejar o jantar ajuda a garantir refeições mais saudáveis em menos tempo. Alimentos semi prontos ou congelados são bons exemplos de atalhos que ajudam a garantir mais saúde para você e sua família.

Por isso deixe legumes já descascados e picados, burgers à base de proteína vegetal e outros pratos vegetarianos ou veganos no congelador. Assim você garante todos os nutrientes necessários para a sua saúde e ainda ganha tempo para assistir sua série preferida ou brincar com seus filhos.

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