Poucas refeições são mais “confort food” do que uma massa com um bom molho à bolonhesa – vegetariano, sempre!

As receitas mais clássicas – simples, acessíveis e muito saborosas – são feitas à base de soja ou de lentilhas. Você pode fazer o seu molho vegetariano do zero ou, nos dias de pouco tempo, usar uma opção já pronta.

Outra vantagem de apostar molho à bolonhesa vegetariano para suas refeições é a versatilidade: ele combina com uma série de acompanhamentos – das massas aos legumes, é uma excelente base para chili, para uma deliciosa torta de batatas e muito mais. Além disso, é um bom prato para ser servido para todo tipo de convidados, já que este molho tem um sabor e textura familiares para quem se alimenta de proteína animal.

Confira nossas dicas, receitas e informações sobre uma alimentação saudável usando molho à bolonhesa vegetariano e inspire-se para planejar sua próxima refeição.

Importância de manter uma alimentação rica em fibras e proteínas

Refeições a partir da combinação de proteína e fibra trazem uma série de benefícios. Proteínas e fibras, quando combinadas a carboidratos de baixo índice glicêmico, podem aumentar a sensação de saciedade com menos calorias. Um bom exemplo é o escondidinho de batata doce com recheio de molho à bolonhesa vegetariano.

Um prato assim ajuda na queima de gordura sem uma redução drástica no consumo de alimentos ou qualquer tipo de dieta especial.

Entender como esses nutrientes funcionam juntos ajuda a preparar planos de refeição equilibrados, seja para alcançar uma faixa de peso mais saudável ou evitar o ganho de peso.

Os carboidratos de baixo índice glicêmico são digeridos em um ritmo mais lento e podem ajudá-lo a manter níveis mais baixos de açúcar no sangue, afastando a fome e a vontade de comer doces.

Os carboidratos de baixo índice glicêmico são encontrados em vegetais não-ricos em amido, frutas, batata-doce, banana-da-terra, iúca e produtos lácteos sem açúcar.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos:

Compre agora:Vegan Cheese Gourmet Provolone Superbom

Compre agora: Molho Bolonhesa Vegetariano

Receitas de petiscos para saborear em boa companhia

Como consumir lanches saudáveis entre as refeições e não ganhar peso

À parmegiana ou escondidinho? Hambúrguer vegano é puro sabor

Fibras alimentares: como elas atuam na prevenção de doenças?

Molho à bolonhesa vegetariano traz mais sabor à mesa

Existem inúmeras opções para fazer sua versão de molho vegano com uma textura e sabor muito parecidos com o molho feito pelas nonnas italianas:

  • Mistura de cogumelos, nozes moídas e proteína texturizada de soja;
  • Couve-flor e cogumelos;
  • Variedade de cebola, cenoura, aipo, berinjela, cogumelos, lentilhas e muitas ervas frescas;
  • Tofu, nozes, cogumelos e lentilhas – entre outros.

Para conseguir a textura espessa do molho, use óleo de coco e ágar-ágar em pó no lugar da manteiga. Para um sabor extra, adicione pasta de missô e molho de soja em vez de sal.

Seja a versão feita em casa ou a prática versão comprada pronta, existem muitas receitas que vão garantir mais sabor e saúde para toda a família.

Para uma refeição prática e rápida, aposte em uma massa integral como penne ou espaguete – basta cozinhar no tempo determinado na embalagem e depois cobrir com o molho já aquecido. Ou você pode usar abobrinha e cenoura passados em um ralador especial como uma opção ainda mais saudável ao espaguete.

Mas se você quer ir além, que tal preparar uma deliciosa Moussaka usando molho à bolonhesa vegetariano? Confira a receita a seguir:

Moussaka – prato à base de berinjela

 

Mais prática que a versão tradicional e sem glúten, o assado em estilo grego vai conquistar toda a família.

Rende: 4 porções.

Mais prática que a versão tradicional e sem glúten, o assado em estilo grego vai conquistar toda a família.

Ingredientes

Modo de preparo

  • Deixe o forno pré-aquecendo a 180º enquanto faz as etapas abaixo;
  • Corte as batatas em fatias grossas e cozinhe por 20 minutos ou até ficarem macias. Escorra e deixe esfriar;
  • Use a panela para refogar as cebolas, o alho e as especiarias no azeite. Depois acrescente o molho à bolonhesa pronto e deixe apurar;
  • Corte as berinjelas em fatias grossas. Aqueça uma frigideira ou grill e toste-as por 2 a 3 minutos de cada lado;
  • Depois de esfriar o suficiente para manipular, coloque uma colher de sopa de azeite na base de um prato refratário mais fundo e comece com uma camada de batatas, em seguida, berinjelas, uma pitada de sal e, em seguida, uma camada do molho à bolonhesa vegetariano. Repita até que toda a mistura seja usada, terminando com uma camada de berinjela. Espalhe o creme de leite por cima e finalize com uma camada generosa de provolone vegano;
  • Coloque no forno por 10 minutos ou até que o queijo esteja dourado. Bom apetite!

Acompanhe nossas redes sociais para conhecer outras receitas e dicas para uma alimentação mais saudável e prática!

Siga a Superbom no Facebook!Siga a Superbom no Twitter!Siga a Superbom no YouTube!Siga a Superbom no Instagram!