Contém nutrientes fundamentais para o organismo

A mandioca, também conhecida com macaxeira ou aipim, é um dos alimentos mais consumidos e ricos do Brasil. É a principal refeição dos Índios, pois os seus nutrientes são muito variados e oferece muita sustância. Contém fibras, vitaminas e carboidratos, o que gera total sustento ao organismo.

Esse alimento que se trata de uma raiz tuberosa, também contém propriedades que oferecem serotonina ao organismo, substância responsável pela sensação de bem estar ao cérebro.

A mandioca é de uma espécie chamada Manihot Esculenta, onde existem mais de 7.000 plantas dessa família. É nativa do sudeste da Amazônia brasileira, mas também  é cultivada em muitas outras regiões tropicais do mundo.

Benefícios

-Graças as suas fontes de carboidrato, amido, vitaminas, ferro, fósforo, potássio e sais minerais, se torna um alimento fundamental para a saúde, tendo um alto valor energético;

-Ajuda a controlar os impulsos nervosos e manter os ossos saudáveis;

-É fonte de fibras vegetais, que colaboram para o funcionamento do intestino;

Não contém glúten, podendo ser consumida por pessoas que sofram de doenças celíacas (intolerância ao glúten);

-Além de suas propriedades nutricionais, a mandioca também pode ser usada para tratamentos externos de deartrite, abscessos e edemas;

-É um ótimo alimento para pessoas que estejam sofrendo de depressão, pois a mandioca produz serotonina, substância responsável pela sensação de bem estar.

Dicas de consumo

Bolo de mandiocaA mandioca pode ser consumida em forma de farinha, uma das maneiras mais utilizadas da raiz. A tapioca é uma outra forma de preparo, de origem indígena, é feita à base de farinha de mandioca e consumida em diversas regiões do país.

Existem muitas outras maneiras de consumir a mandioca, como por exemplo, beijus, sopas, mingaus, bolos, pirões etc.

Muitas industrias também usam a mandioca para fins de tratamento capilar e produção de shampoos, condicionadores e cremes para cabelos. Produtos que garantem a maciez, o brilho e nutrição dos cabelos.

Leia também:

As vantagens do consumo da mandioca

O uso da mandioca para o emagrecimento

A mandioca e a sensação de bem estar

Enfim, os benefícios oferecidos pela mandioca são muitos e o seu consumo só tem à oferecer bons resultados ao organismo.

Experimente!