Com a expectativa de vida aumentando a cada ano — de acordo com o IBGE, ela chegou aos 72 anos para homens e 79 para mulheres — é importante buscar estratégias que ajudem a garantir o bem-estar e qualidade de vida na terceira idade.

A etapa, antes associada ao recolhimento e à introspecção, passou a ser encarada como um período de intensa atividade física e mental, já que os compromissos profissionais não são mais prioridade na agenda e é possível dedicar-se a projetos pessoais.

No entanto, para que isso aconteça e você possa vivenciar essa fase da melhor maneira possível, é preciso estar atento à sua alimentação. Isso porque essa faixa etária possui necessidades nutricionais específicas, que se não observadas com cuidado podem limitar seu bem-estar e independência.

Segundo um estudo publicado pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, condições como obesidade e desnutrição são frequentemente observadas na população da terceira idade, o que pode provocar ou agravar enfermidades como hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares.

Pensando nisso, listamos algumas dicas importantes sobre qualidade de vida e alimentação na terceira idade para que você possa desfrutar esse período com muita saúde e vitalidade. Acompanhe a leitura!

3 dicas para quem busca qualidade de vida na terceira idade

1. Dê atenção extra às vitaminas

Se você quer ter energia e qualidade de vida na terceira idade, precisa estar mais atento do que nunca ao consumo em níveis adequados de vitaminas e sais minerais. 

Isso porque os idosos apresentam dificuldades em absorver alguns nutrientes importantes, que quando em falta no organismo podem provocar enfermidades como osteoporose, anemia, problemas de memória e até depressão.

É importante, por exemplo, consumir alimentos que possuam bastante vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, e do complexo B, que auxilia no desempenho da atividade mental. 

Outros nutrientes importantes nessa faixa etária são o cálcio, fundamental para o fortalecimento ósseo e o ferro, que atua na fabricação de glóbulos vermelhos no sangue e no transporte do oxigênio para todo o organismo.

2. Diminua o consumo de sódio

Outro vilão da qualidade de vida na terceira idade é o sódio. Não é incomum que para compensar o declínio do paladar provocado pela passagem dos anos, os idosos acabem aumentando o consumo de sódio na tentativa de aumentar o prazer com a alimentação.

No entanto, quando consumido em excesso, além de provocar inchaço no corpo, o sódio também agrava quadros de hipertensão e pode causar doenças cardiovasculares ou renais.

Para evitar que isso aconteça, no entanto, não é preciso abrir mão de uma alimentação saborosa. Você pode trocar o sal e os produtos com alto teor de sódio, como temperos prontos, por opções mais saudáveis, como ervas e especiarias – algumas delas você pode, até, cultivar em casa

Tomilho, alecrim, manjericão, orégano… A lista de produtos que podem dar sabor ao seu prato sem comprometer sua saúde é imensa! Também é importante ficar atento ao rótulo dos alimentos. Prefira sempre aqueles que apresentam baixos níveis de sódio e de outros elementos que podem fazer mal à sua saúde, como gordura e açúcar em excesso.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos:

Baixe a coletânea “Viva Melhor”, um guia prático sobre nutrição

Qual é a importância dos carboidratos para uma alimentação saudável?

Descubra qual é a melhor hora do dia para tomar suco detox

Sanduíche natural: veja deliciosas receitas para veganos e vegetarianos!

5 benefícios das frutas e 5 formas de incluí-las na alimentação

Como fazer sopa de legumes para o ano todo

3. Escolha produtos de qualidade

Por falar nisso, se você está em busca de qualidade de vida na terceira idade, é importante contar com alimentos aliados do seu bem-estar. Não abra mão de consumir produtos de qualidade, que sejam ao mesmo tempo práticos e saudáveis. 

Dê prioridade aqueles que são desenvolvidos por empresas comprometidas com o bem-estar dos seus consumidores e são de baixo valor calórico, livre de alergênicos que podem prejudicar a sua saúde e ricos em vitaminas e sais minerais. 

A Superbom, por exemplo, há mais de 90 anos se preocupa com a saúde dos seus consumidores. Seus produtos são produzidos sob os mais rigorosos padrões de qualidade  e são perfeitos não só para vegetarianos e veganos, mas por todos aqueles que se preocupam com sua qualidade de vida.

As geleias, leites vegetais, queijos e demais produtos do nosso portfólio são desenvolvidos com o objetivo de garantir uma alimentação saudável e livre de sofrimento animal. São pratos leves, com baixo teor calórico e de gordura e ricos em vitaminas e sais minerais que ajudam a manter sua saúde sempre em dia!

Gostou de saber mais sobre a importância da alimentação na qualidade de vida na terceira idade? Então aproveite para entender ainda melhor o assunto assistindo esse vídeo do nosso parceiro Vida & Saúde!

Ah! E não se esqueça de seguir a Superbom nas redes sociais para receber diariamente no seu feed notícias sobre alimentação e estilo de vida saudável!

Siga a Superbom nas redes sociais:

Siga a Superbom no Facebook!Siga a Superbom no YouTube!Siga a Superbom no Instagram!