A filosofia de vida ligada às questões nutricionais ganha cada vez mais adeptos na atualidade. Além de preocupar-se com a alimentação, o veganismo se insere como um novo estilo de vida, que busca um cotidiano sustentável considerando, claro, os direitos dos animais. Para direcionar os adeptos dessa ideologia, existem alguns livros para veganos que podem servir como referência aos recém-adeptos.

Criado em 1944 pelo inglês Donald Watson, secretário da Sociedade Vegetariana de Leicester, o veganismo tem conquistado adeptos ao redor do mundo, além de teóricos que desenvolvem pensamentos e receitas voltados a esse público. A seguir, vamos listar alguns livros para quem quer conhecer ou se aprofundar nesse tema.

1. “Vegano? Por que não?” – Kristy Turner

Talvez essa pergunta seja a primeira a passar pela cabeça de quem pretende aderir a esse estilo de vida. A blogueira norte-americana Kristy Turner é uma daquelas pessoas que jamais se tornariam vegetarianas — muito menos veganas. Ela deixou de comer carne por questões de saúde e, cerca de 10 anos depois, abandonou outros alimentos de origem animal.

Em seu livro, ela conta como se “converteu” a essa filosofia, e mostra como é possível ter uma vida saudável adotando hábitos mais gentis consigo mesmo e com os animais. Além disso, Kristy apresenta 125 receitas para o leitor se aventurar.

2. “Mude sua dieta em 52 passos simples” – Sharon Palmer

Agora que já foi convencido por Kristy a virar vegano, você pode começar as mudanças na sua dieta. Nesse livro, a nutricionista norte-americana Sharon Palmer aponta as diretrizes perfeitas para modificar seus hábitos alimentares de maneira saudável.

Mas lembre-se de que a dieta é apenas um passo para se tornar vegano. Portanto, você deve estar atento a outros setores, como as indústrias têxtil e cosmética, que utilizam animais como matéria-prima e até mesmo como cobaias.

3. “Diário de uma Vegana” – Alana Rox

A catarinense Alana Rox nasceu vegetariana. Ela conta como rejeitou a carne desde seus primeiros anos de vida e, depois de adulta, transformou-se em vegana. Um dos pontos mais interessantes da obra é que Rox cresceu em meio a uma família de onívoros, o que reflete a experiência de muita gente que optou pelo veganismo.

Com uma vida inteira renunciando à carne e buscando conhecimento sobre os direitos dos animais, ela procura inspirar novas pessoas a adotarem esse lifestyle. Vale a pena dar uma conferida.

4. “O Estudo da China” – Dr. T. Colin Campbell

Para aqueles que preferem um olhar científico, o médico estadunidense Thomas Campbell apresenta estudos realizados durante duas décadas em 65 condados chineses, associando o consumo de proteína animal em longo prazo a diversos tipos de câncer.

Apesar do grande volume de dados, o livro propicia uma leitura tranquila e interessante para aqueles que querem saber os porquês de um estilo de vida mais saudável, baseando-se em dados científicos.

5. “Libertação animal” – Peter Singer

Essa obra é vista como um dos melhores livros para veganos e sua cultura. O autor Peter Singer foca na perspectiva da libertação animal, partindo de uma abordagem filosófica chamada de especismo.

Segundo Singer, o especismo é a base para que os seres humanos se alimentem de outros animais sem questionar os porquês. É um livro longo, mas traz uma discussão rica e aprofundada sobre a ideologia vegana.

Você acha que seus amigos podem se interessar por esses livros para veganos? Então compartilhe este post no seu Facebook!