Os temperos são parte importante para um prato saboroso e de sucesso que será servido em qualquer ocasião. Eles ajudam a equilibrar sabores e corrigir características de receitas, deixando-as mais aromáticas e irresistíveis!

É claro que você pode comprar as ervas de tempero prontas em qualquer mercado ou supermercado da sua cidade. Mas sabia que elas ficam ainda mais saborosas nos seus pratos quando você opta por cultivá-las em casa?

Nesse artigo, damos todas as dicas sobre como cultivar ervas de tempero em casa para que você possa usá-las a qualquer momento!

Como cultivar ervas de tempero em casa?

O cultivo de ervas de tempero em ambiente doméstico requer um pouquinho de planejamento e atenção com as plantas que serão escolhidas. É importante ter um local reservado para montar a sua horta, seja em casa ou apartamento, e garantir que ele receba pelo menos um pouco de luz direta e indireta, visto que algumas ervas de tempero podem gostar mais ou menos de luz.

É importante também reservar sempre um tempo do dia para poder dar algum tipo de manutenção para as plantas. Não adianta apenas regar as ervas de tempero com a frequência ideal para cada uma. É importante também arear a terra, fertilizar quando necessário e até mesmo proteger contra possíveis parasitas.

Apesar de parecer trabalhoso, cultivar ervas de tempero em casa é algo que vai lhe demandar a criação de um hábito, que vai se tornar prazeroso quando você conseguir ver o resultado nos seus próprios pratos.

Principais ervas para cultivar em casa

Manjericão

É impossível falar de ervas de tempero para cultivar em casa sem citar o manjericão. Essa é uma das mais queridas e perfumadas plantas para utilizar na culinária e que é fácil de cuidar. Ela precisa de locais com bastante exposição solar e longe do frio, ficando em ambientes que estão sempre acima dos 18°C.

O manjericão também adora água e, por isso, precisa ser regado diariamente (porém sem encharcar).

Essa erva é ótima para adicionar em massas, molhos de tomate, omeletes e até em smoothies e sucos!

Orégano

Outra erva queridinha dos brasileiros é o orégano. Diferentemente do manjericão, que é mais sensível, o orégano é uma erva de tempero resistente, que tolera temperaturas extremas apesar de viver melhor entre 20 e 25°C. Ela também gosta de sol e precisa de cerca de 4 horas de luz solar direta, mas vive em um solo que não precisa ser tão úmido (regue uma vez a cada dois ou três dias, dependendo da temperatura).

O orégano é muito utilizado em pizzas, mas também é ideal para temperar molhos e assados.

Alecrim

Para quem tem pouco tempo para se dedicar às ervas de tempero, o alecrim é a planta ideal. Ela se adapta a diferentes tipos de temperaturas (desde que não sejam extremas), mas gostam de solo bem úmido (e por isso deve ser regada diariamente, apesar de suportar até 3 dias sem água).

Vive bem com luz indireta, mas se desenvolve melhor quando pega alguns raios de luz solar ao longo do dia.

Use o alecrim para temperar batatas e outras raízes e tubérculos.

Para continuar lendo clique abaixo na Página 2