Os benefícios do damasco para a saúde são incríveis. Além de ter uma cor vibrante, que chama a nossa atenção, é rica em beta-caroteno, fibras, vitamina A, vitamina E e ferro, que têm muitos benefícios para a pele e cabelo e também no combate de doenças.

Para a Anemia

O damasco seco é uma excelente fonte de ferro, útil no combate a anemia. Contém minerais, como o cobre que, além de absorver o ferro, ajuda em sua dieta e na produção de hemoglobina, que é útil para as mulheres que experimentam um fluxo pesado durante os períodos menstruais.

Para limpar o Aparelho Digestivo

Comer a fruta ou na versão desidratada, ajuda no trato do sistema digestivo, agindo como um laxante para liberar os resíduos indesejados.

Para a Gravidez

Durante muito tempo, o damasco é usado em tratamentos fitoterápicos. Ajuda a combater a infertilidade, espasmos e hemorragia. A pasta desta fruta seca pode ajudar no tratamento de infecções vaginais, porém, deve ser consumido moderadamente por mães grávidas e lactantes.

Para Perda de peso

Por possuir baixas calorias, é um ótimo complemento para qualquer programa ou dieta de perda de peso.  30g de damasco in natura contêm apenas 17 calorias em relação ao seco que contém 71 calorias.

Para o Câncer

Estudos feitos por especialistas, mostram que as sementes de damasco ajudam a combater o câncer, pois, é um poderoso antioxidante que protege o nosso organismo de radicais livres e os danos causados nas células do seu sistema imunológico.

Alerta: A cor do fruto é laranja ou amarela, caso esteja em tom avermelhado, tome cuidado e não compre. A vermelhidão ocorre devido à presença de dióxido de enxofre que tem como objetivo a conservação da fruta, ou seja, inorgânico e prejudicial.

Damasco no dia a dia

Inclua o damasco em suas refeições e lanches durante o dia, seja in natura, na versão seca ou em forma de uma deliciosa geleia. Ela pode enriquecer sobremesas, saladas, bolos e até biscoitos como um recheio ou cobertura. Ideias não vão faltar!

Gostou de saber alguns dos excelentes benefícios do damasco? Compartilhe com quem gosta muito de cuidar da saúde.