Nem sempre a idade tem que vir acompanhada de diversos problemas de saúde. Rotineiramente falamos aqui sobre a importância de aliar boa alimentação à frequência na realização de atividades físicas para que cheguemos à melhor idade com uma saúde fortalecida e sem ser acometido por dificuldades que podem ser prevenidas. Um desses problemas é a osteoporose, que, em essência, gera deficiência de cálcio nos ossos, tornando as estruturas mais frágeis e suscetíveis a dores e dificuldades de locomoção.

Apesar da frequência da doença em pacientes idosos, especialistas da Universidade de Loughborough (Grã-Bretanha) constataram que pular todos os dias por dois minutos pode fortalecer os ossos do quadril de pessoas mais velhas, reduzindo o risco de fratura após uma queda, além de diminuir a possibilidade de desenvolvimento da Osteoporose.

A pesquisa foi realizada em 34 homens com idade entre 65 e 80 anos. Durante um ano eles seguiram um programa de exercícios distribuídos aleatoriamente que envolviam saltar em apenas uma perna. Os resultados revelaram uma melhora de até 7% na densidade óssea da parte externa do osso esponjoso.

Mas, cuidado! Os cientistas alertam que essas evidências apontadas pelo estudo não anulam a atenção sobre a realização de exercícios físicos com cautela. Quem quer praticar os pulinhos diários, tem que começar devagar e ir aumentando aos poucos para evitar que fraturas sejam causadas durante as atividades. Fora isso, não perca tempo e comece já a fortalecer sua estrutura óssea pra desfrutar da terceira idade com muita disposição, vigor e saúde!

Fonte: Veja Saúde