A figura cheia de peculiaridades representada pelo presidente do nosso vizinho e desenvolvido Uruguai já deu muito o que falar, seja pela sua postura de abrir mão das regalias de chefe de Estado (vivendo uma vida de cidadão comum em sua casinha, na chácara onde sempre viveu) ou, ainda, pela posição favorável à legalização do aborto e da maconha protagonizada por um dos políticos mais “arrojados” da América do Sul.

José Mujica tem 78 anos e sua última iniciativa que repercutiu foi a de fechar um acordo com uma ONG em que propõe estabelecer uma alimentação sem produtos de origem animal às escolas uruguaias.

A parceria começou a partir do momento em que o diretor da organização Food For Life Global (ONG que trabalha para alimentar de forma saudável pessoas em situação de vulnerabilidade econômica) Paul Rodney Turner, decidiu que era necessário conhecer Mujica pessoalmente.

Após um longo tramite, o executivo americano conseguiu, através de um influente repórter esportivo do país, marcar um momento em que o presidente uruguaio pudesse degustar da culinária vegana. No dia 25 de março, o almoço foi concretizado.

Uruguai quer adotar cardápio vegano em suas escolas públicas

O variado menu agradou tanto o presidente que ele fez uma afirmação surpreendente: “Precisamos mostrar o que realmente temos que comer. As portas estão abertas para a Food For Life. Vamos cooperar para trazer refeições saudáveis para as crianças nas escolas”. Claro que a ONG ficou extremamente empolgada e já nomeou um novo representante da organização no país.

Esse, sem dúvida, é um passo muito importante para que as crianças de hoje não sofram tando com as inúmeras doenças e problemas de saúde enfrentados por uma população acostumada ao descontrole, excesso de comida e gorduras, aliando tudo isso a uma perigosa paixão pelo sedentarismo.

Já imaginou que interessante seria se esse projeto atravessasse as fronteiras e chegasse até o Brasil? Teríamos motivos para comemorar mais essa conquista em favor da qualidade de vida dos pequenos e, consequentemente, de toda a sociedade.

Fonte: Vista-se