Se você é vegetariano sabe como é desagradável quando alguém chega com alguma piadinha sem graça ou uma pergunta sem embasamento e procura te questionar sem saber muito bem do que está falando. É difícil ter que explicar sempre a mesma coisa ao ir a um churrasco, que apesar de só servir carne, você procura ir para não desfazer do convite, e mesmo assim tem que aturar aquele amigo que sempre faz as mesmas perguntas sobre a sua dieta vegetariana.

Mas para quem não é vegetariano, porém convive com um, saiba o que não se deve dizer ou perguntar para quem prefere não comer carne. Isso evitará que você passe por situações desagradáveis e pareça ser um “sem noção” diante dos seus amigos vegetarianos.

Nossa você não come carne, mas você não fica doente?

Essa é a mais comum, embora seja a mais fácil de responder. Não comer carne nunca foi sinal de ficar doente. Se há anos a pessoa não come carne e está com uma aparência saudável é sinal de que isso não afeta a saúde dela. É possível repor a proteína necessária e se alimentar de produtos mais saudáveis, sem ter a necessidade de comer carne.

Você não sente mais vontade de comer carne?

Se a pessoa escolheu cortar de seu cardápio a carne, é elementar que ela não sinta mais o desejo de comer, ou pelo menos está decidida a não comer mais.

Vai um pedacinho de carne aí? É só hoje vai!

O vegetarianismo não é uma moda que se adere hoje e amanhã não quer se mais seguir.Não insista em oferecer carne a um vegetariano, normalmente a decisão de não comer mais carne vem de um fundamento muito forte e que carrega princípios de saúde, ambiental e social. É muito desagradável querer mudar um conceito pessoal alheio.

Por que não comer carne? Todo mundo vai morrer um dia mesmo!

Jamais diga isso. Essa afirmação mostra que você não se preocupa com a sua saúde, já um vegetariano tem princípios que são muito ligados à saúde e ele prefere cuidar dela. O que você disser não vai mudar o que ele pensa!

Você não come carne, mas come alface. Alface também é um ser vivo!

É claro que é você tem razão, mas a alface é um vegetal e não um animal, logo não sente as dores do abate. Além disso, a alface é rica em vitaminas e sais minerais, nutrientes que são indispensáveis ao organismo e não carregam colesterol, células cancerígenas e outros componentes prejudiciais à saúde. Uma alimentação baseada em verduras e legumes só traz benefícios ao corpo, ao contrário da carne.

Você não come carne, então come o quê?

Ser vegetariano não é passar fome, um vegetariano tem uma dieta muito variada e rica. O fato de não comer carne não faz com que ele coma sempre as mesmas coisas, existe uma grande fartura de legumes, verduras, frutas e proteínas vegetais que compõe o cardápio de um vegetariano. A Superbom disponibiliza uma linha completa de alimentos naturais de origem vegetal, que vai desde carne vegetal até bebidas e sobremesas de frutas. Vale a pena experimentar!

Por fim, procure se informar mais sobre a dieta vegetariana, isso proporcionará mais informação e quem sabe você também não queira se tornar um vegetariano, confira!