Muito se fala em cuidados para bebês, crianças, jovens e idosos, mas na maioria das vezes o pessoal da meia-idade (entre os 40 e 55 anos) fica um pouco de lado. O problema é que é extremamente importante que essa fase seja vivenciada de forma consciente e com hábitos saudáveis que determinarão se a terceira idade será ou não um momento de desfrutar a vida da melhor forma possível.

Para que você fique bem informado, separamos três alimentos para homens e três para mulheres que ajudam a melhorar o condicionamento corporal e fornecem as propriedades que quem está passando por essa fase mais precisa.  Anote!

Mulheres

– Linhaça

Possuem inúmeras substâncias que melhoram a saúde feminina como lignanas (protegem contra o câncer de mama) e ômega 3 (ajuda no controle de peso). Especialistas recomendam o consumo de duas colheres de sopa de linhaça por dia.

 

– Tofu

Reduz o colesterol, fortalece os ossos e minimizam as ondas de calor na menopausa, além de reduzir risco de câncer de mama, doenças cardíacas e osteoporose.

 

– Brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas

Reduz o excesso de estrogênio que faz diminuir o risco de câncer de mama.

 

Homens

– Grãos integrais

Arroz, amaranto, quinoa e cevada contêm vitaminas, minerais e fitoquímicos promovem a saúde da próstata. Especialistas recomendam a ingestão de 100g dessas opções nas refeições.

 

– Molho de tomate

O pigmento vermelho presente no tomate pode diminuir o risco de câncer de próstata. Ao misturar com azeite, a absorção da substância pode ser maximizada.

 

– Cogumelos

Esse alimento concentra zinco em sua composição. A ausência dessa substância está relacionada aos baixos níveis de testosterona.  O consumo de cogumelos ajuda a proteger contra o câncer de próstata, além de manter os níveis de testosterona no corpo.

 

Fonte: Terra Saúde