Os avanços da tecnologia são notáveis e surpreendentes. Atualmente, é possível usufruir, no dia a dia, de inúmeros benefícios que a tecnologia dispõe. No segmento da alimentação, isso também não é diferente. Temos à disposição uma série de recursos, como: aplicativos, sites e redes sociais com dicas e receitas, eletrodomésticos que facilitam o preparo das refeições, entre outros.

Neste post, vamos falar sobre a relação entre tecnologia e alimentação e de que forma essa parceria pode facilitar a sua rotina. Além disso, vamos dar dicas de como utilizar a tecnologia para ter uma alimentação balanceada e alinhada ao seu estilo de vida. Acompanhe!

Produzir e conservar alimentos

Primeiramente, ao falarmos sobre a relação entre tecnologia e alimentação, não podemos deixar de considerar a importância da inovação tecnológica na indústria alimentar. Nas últimas décadas, a ciência tem influenciado bastante o processo de produção e conservação dos alimentos.

As empresas do ramo alimentício vêm buscando tecnologias cada vez mais avançadas para garantir a qualidade em todas as etapas do processo industrial, como: produção, armazenamento, conservação, embalagem etc. Existem diversas técnicas e procedimentos que possibilitam não só manter a qualidade dos alimentos comercializados, mas que, também, estão de acordo com práticas éticas e modelos sustentáveis.

Utilizar aplicativos sobre alimentação

São inúmeros os aplicativos disponíveis para auxiliar nos cuidados com a alimentação. Cada app tem um foco específico, alguns visam a alimentação saudável e o bem-estar, outros funcionam como ferramenta para quem quer perder peso ou ganhar massa muscular, por exemplo.

Esses aplicativos podem ter diversas funções: ajudar a gerir o seu consumo alimentar diário, sugerir cardápios e novas receitas, contar as calorias dos alimentos, controlar a quantidade de água ingerida etc. É importante ressaltar que eles devem ser utilizados como ferramenta, mas não dispensa uma orientação prévia de um profissional capacitado.

Um dos apps que pode ser utilizado para quem quer ter uma alimentação mais saudável é o Superbom. Esse aplicativo, além de trazer receitas com informações nutricionais detalhadas por especialistas, também disponibiliza vídeos com dicas de saúde e qualidade de vida.

O Superbom tem um reality show chamado “Melhor da vida”, em que os participantes são acompanhados por especialistas e estão em busca de uma vida mais saudável. Esse programa pode ser fonte de inspiração e superação para muitas pessoas que acompanham os episódios. Nós sabemos que tem muita gente que precisa de um incentivo a mais para mudar os maus hábitos em prol da saúde, e essa pode ser uma boa oportunidade para iniciar uma nova etapa.

Aprender receitas em sites e blogs

Quem é que nunca recorreu a um site para aprender a fazer uma nova receita? E nem precisa gostar de cozinhar, muitas vezes é uma necessidade! Um novo modo de preparo ou um tempero diferente já podem trazer novos sabores e deixar as refeições mais gostosas. Exitem diversas opções, desde as receitas simples do dia a dia, como as mais sofisticadas e diferentes.

Hoje em dia, muitos blogs do segmento alimentar, não disponibilizam apenas receitas e cardápios, mas também informações nutricionais importantes dentro das mais variadas propostas. Se a pessoa é vegetariana, esportista, tem restrições alimentares, não importa! Com certeza, existirá um site ou blog que dê dicas para o estilo de vida adotado.

Seguir nutricionistas nas redes sociais

Muitos nutricionistas utilizam as redes sociais para dar dicas de alimentação saudável para seus seguidores. Esses profissionais geralmente fazem postagens sobre os benefícios do consumo de nutrientes, vitaminas e aminoácidos, e em quais alimentos podemos encontrá-los para termos uma alimentação mais adequada e equilibrada. 

Além disso, os nutricionistas costumam trazer também informações detalhadas e novidades sobre estudos e pesquisas recentes, que revelam os impactos da alimentação na saúde. Buscar conhecimento nunca é demais e usar as redes sociais como ferramenta para isso já faz parte da nossa realidade.

Você não precisa se desesperar e querer colocar todas as dicas em prática de uma só vez. Filtre todas as informações, veja o que está muito distante da sua rotina e o que está mais próximo dos seus hábitos. Observe o que pode ser inserido no seu dia a dia com mais facilidade, promovendo, aos poucos, a mudança desejada na sua saúde

Usar equipamentos de cozinha tecnológicos

A tecnologia também está presente nos eletrodomésticos que utilizamos na cozinha. Atualmente, já temos no mercado as fritadeiras elétricas que não necessitam de óleo para preparar as refeições. Esses aparelhos contam com um sistema de aquecimento, em que o ar quente produzido em seu interior gira rápido e se choca com o alimento — e é essa circulação do ar quente que possibilita a formação de uma camada crocante sobre os alimentos.

O grill elétrico é outro equipamento tecnológico muito usado na cozinha. Ele tem chapas antiaderentes que são capazes de manter a temperatura bem-distribuída, assando os alimentos por completo. Se engana quem pensa que esse equipamento só prepara carnes: é possível também colocar legumes e vegetais, por exemplo. Além disso, usa-se pouca gordura no preparo, o que faz com que o grill seja uma ótima opção para fazer refeições mais leves e saudáveis.

Assistir aos programas de culinária na TV

Sabemos que muitas pessoas ainda não têm acesso a computadores e smartphones, mas é difícil quem não tenha televisão em casa. Seja na TV aberta ou fechada, as opções de canais culinários são inúmeros. E não é de hoje que isso acontece! Quem é que não lembra do caderno de receitas da vovó? Então, muitas dessas receitas foram aprendidas em programas culinários.

Há canais, inclusive, que só disponibilizam esse tipo de conteúdo em sua programação diária. Basta pegar o controle remoto e zapear que você encontra canais com foco em alimentação saudável, receitas rápidas, pratos diferentes, confecção de bolos e doces, entre outros. 

Sendo assim, o que não falta são exemplos que comprovem que tecnologia e alimentação estão fortemente ligados ao longo dos anos, e que essa parceria continua crescendo e trazendo inúmeros benefícios ao nosso dia a dia. Portanto, cabe a você escolher as opções que estão de acordo com a sua rotina e seu estilo de vida, e utilizá-las a seu favor. 

E aí, gostou das informações sobre tecnologia e alimentação? Então, baixe o nosso aplicativo (Android e iOS) e aproveite todas as novidades e dicas para se inspirar e ter uma vida mais saudável!