Pra quem acha que “intestino bom” é intestino que funciona todos os dias, melhor ficar de olho! Às vezes ele pode até funcionar todo dia, mas dar outros sinais de que as coisas não vão bem: pele oleosa, unhas quebradiças, alergias, entre outros.

O cuidado com o intestino além de proporcionar uma vida mais saudável, diminui também o stress: a prisão de ventre incomoda muitas pessoas, algumas são levadas a tomar medicamentos para fazer o intestino funcionar. As dicas do blog do SuperBom de hoje vão garantir um intestino regular e todos os outros benefícios de uma alimentação saudável.

Dá-lhe água: a primeira dica é beber muita água. O intestino absorve a água que está nas fezes. Se bebermos pouca água a quantidade percentual que o intestino precisa absorver é maior e resseca as fezes. O ideal é beber 4 a 6 copos de água por dia.

Quanto mais natural, melhor: verduras, legumes, frutas e alimentos integrais: são ótimas fontes de proteína, minerais e fibras; esses nutrientes tem capacidade de manter a vitalidade do intestino.

Corte alimentos com aditivos artificiais: corantes, conservantes e aromatizantes não trazem benefício algum para o intestino.

Santa linhaça: contém fibras que ajudam o intestino a funcionar direitinho e ômega-3, que diminui inflamações no corpo.

Seu intestino está funcionando bem?vFique longe de açúcar e massas: produtos à base de farinha e açúcar são grandes vilões do intestino.

Azeite: não é preciso exagerar, mas um pouco de azeite contribui para lubrificar o intestino.

Plantas medicinais para prisão de ventre: plantas medicinais são os melhores medicamentos para tratar prisão de ventre, várias delas possuem ação direta no intestino, como efeito laxativo. Entre as mais comuns temos a carquija (Bacharis trimera), o boldo chileno (Peumus boldus), a babosa (Aloe vera) a bardana (Arctium lappa), a cáscara sagrada (Rhamnus purshiana), o sabugueiro (Sambucus nigra), o fucus (Fucus vesiculosus), a malva (Malva sylvestris) e a transagem (Plantago major).

Fiquem atentos e procurem ter uma alimentação saudável e orgânica. O corpo agradece!