Cada vez mais tem se tornado comum maneirar ou mesmo cortar certos tipos de alimento da dieta. Pesquisas americanas comprovam que os casos de alergia alimentar  subiram 18% nos Estados Unidos e, no caso da intolerância,  um em cada 10 americanos tem reações adversas à lactose, o açúcar do leite. Mesmo que no Brasil não haja uma pesquisa como essa, podemos confirmar que muitos brasileiros também tem sofrido com esse problema.

Na hora de reconhecer os sintomas, fique atento!

Alergia alimentar

Inchaço nos lábios, coceira, tosse, falta de ar e diarreia, são alguns sintomas da alergia alimentar. Isso acontece pelo fato de o organismos encarar proteínas específicas de um alimento com sendo inimigas. Para combatê-las, é enviado células de defesa para barrá-las. Em casos mais extremos, o corpo pode ser tão agredido que ocorre choque anafilático.

A maioria das alergias se manifestam na infância e podem desaparecer até um certo período, geralmente até os 5 anos. Isso porque o sistema imune da criançada está em pleno desenvolvimento. No entanto, se os sintomas persistirem na fase adulta, é sinal de que o acompanhará pela vida toda.

Pode ser que cortar o item da dieta seja a melhor opção. Mais importante que isso, em casos mais graves ou menos graves, é um acompanhamento médico.

a diferença entre intolerância e alergia alimentar

Principais causadores de alergia

– Ovo

– Trigo

– Soja

– Amendoim

– Castanhas

– Leite e seus derivados

– Peixes e frutos do mar

Intolerância alimentar

A intolerância é causada pela carência de uma enzima responsável por processar o nutriente do alimento. Ex.: na falta da lactase, a lactose não é digerida atraindo água aos intestinos, causando diarreia.

A manifestação da intolerância pode demorar horas ou dias e são restritos ao aparelho digestivo. Entre os sintomas estão dor de barriga, gases, enjoo, etc. Nesse caso, o alimento não tolerado pode ser consumido, porém, de forma regrada. Muitas pessoas com esse tipo de problema tomam uma dose da enzima em falta para conseguir ingerir o alimento.

Qual a diferença entre intolerância e alergia alimentar

Principais causadores de intolerância

– Leite e seus derivados

– Grãos com glúten

– Banana

– Frutas cítricas

– Carnes processadas

– Repolho

– Vinho tinto

– Produtos com corantes