Se você excluiu a proteína animal do cardápio, já deve ter investigado tabelas de alimentos para descobrir como obter os mesmos níveis nutricionais em fontes vegetais. Sua conclusão provavelmente foi que os grãos e leguminosas fornecem boa parte das fontes de proteína para a alimentação vegana ou vegetariana.

No caso dos alimentos sem proteína animal, elaborados em grande escala pelas indústrias, os insumos que substituem a carne são derivados da soja. Para atender às expectativas de consumidores que buscam variações em seus cardápios, o setor alimentício passou a pesquisar fontes alternativas à proteína de soja. O avanço dos estudos resultou no desenvolvimento de concentrados proteicos à base de ervilha.

Saiba quais são os benefícios de incluir a proteína da ervilha na alimentação

A proteína da ervilha concentra aminoácidos como arginina, valina e metionina em quantidades maiores do que as encontradas na soja.

A arginina é um aminoácido que melhora a circulação sanguínea, reduz o risco de arteriosclerose, ataques cardíacos, diminui o colesterol ruim, previne hipertensão, entre outros benefícios.

Os outros dois aminoácidos presentes na proteína da ervilha — a valina e a metionina — regulam o sistema imunológico e o metabolismo. Além disso, a metionina estimula a produção de creatina, que melhora a recuperação muscular e tem propriedades antioxidantes.

Será que engorda?

A proteína da ervilha é constituída de carboidratos complexos, ou seja, sua absorção é mais lenta, não causa picos de insulina o que resulta em níveis menores de glicemia no sangue.

Outra característica importante desse tipo de carboidrato é que a saciedade dura mais tempo. Em outras palavras, a proteína da ervilha é uma opção funcional nas dietas para manutenção ou perda moderada de peso.

Vale ressaltar que a ervilha possui uma quantidade considerável de amido resistente, cujas propriedades assemelham-se às fibras, fator relevante para o controle de glicose.

Rica em fibras alimentares indispensáveis à alimentação saudável

As fibras alimentares também estão presentes na proteína de ervilha. Elas contribuem para a redução dos níveis de colesterol no sangue e melhoram a glicemia em pacientes com diabetes. Seu consumo regular auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, AVC’s e doenças vasculares periféricas.

As fibras são classificadas em solúveis e insolúveis. As solúveis são dissolvidas em água, formando géis viscosos que hidratam o bolo alimentar pelo estômago e intestino.  As insolúveis não formam géis, mas ajudam no funcionamento do trânsito intestinal.

A alimentação equilibrada e saudável pressupõe a ingestão de pelo menos 30 gramas de fibras que estão presentes em frutas, verduras, legumes, grãos integrais e farelos.

Imagine todos estes benefícios em uma linha de 13 produtos

Uma das dificuldades para quem deixa de consumir proteína animal é encontrar alimentos práticos que se encaixem na rotina agitada do dia a dia. A culinária vegana e vegetariana requer mais tempo na cozinha e as opções prontas nem sempre estão acessíveis nos supermercados.

Pensando nesta praticidade — sem abrir mão da qualidade e do sabor — a Superbom oferece uma linha de 13 produtos à base de proteína da ervilha, entre congelados e resfriados, desenvolvida após dois anos de pesquisas sobre essa tendência global que vem conquistando consumidores em vários países.

A grande novidade da linha é o primeiro Filé de Frango à base de proteína da ervilha no Brasil. Como os demais itens, não contém glúten, lactose ou conservantes. É uma excelente fonte de fibras, enriquecido com vitaminas A, B9, B12, ferro e zinco.

A linha oferece ainda versões ovolactovegetarianas e veganas para hambúrgueres, linguiças, além de mortadela, salsicha e steaks. Todos à base de proteína de ervilha, sem conservantes, glúten ou soja e com texturas muito semelhantes aos originais.

Deu para perceber que deixar de comer carne e optar por uma alimentação saudável não deve ser uma escolha difícil. Principalmente quando temos opções saborosas e práticas que se encaixam na rotina de quem tem uma agenda lotada ou simplesmente não quer perder muito tempo na cozinha.

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