A alimentação exige um padrão necessário de nutrientes diários. Evitando o exagero em seu prato e seguindo recomendações precisas no consumo dos grupos de alimentos, você mantém uma dieta equilibrada e saudável.

O que devo comer?

Uma alimentação diária vegetariana equilibrada poder ser a melhor escolha. Todos os dias deve comer frutas e verduras em abundância. Coma cereais integrais – têm toda a fibra, vitaminas e minerais que se perdem na refinação. Também ajudam a evitar comer em excesso e a obesidade, porque satisfazem muito mais. Assegure-se de que inclui legumes e oleaginosas na sua alimentação.

O almoço é a refeição mais importante do dia

O almoço é uma das refeições que deve conter mais calorias do que as outras refeições. Prefira alimentos ricos em proteína e hidratos de carbono complexos. Não se esqueça da fruta. Tente comer um bom almoço e um jantar mais simples e rápido, de preferência antes das 20h. Isso vai lhe proporcionar energia para o dia e você terá uma boa noite de sono.

Para termos corpos saudáveis e cheios de vitalidade, coma uma variedade de bons alimentos, com moderação e na sua forma mais natural possível.

O ministério da saúde divulgou um calculo médio de calorias necessárias para seu corpo se manter alimentado e disposto na sua rotina diária. Essa dieta está baseada na “pirâmide alimentar”, que segue um padrão de 900 a 45 calorias por dia dependendo do grupo de alimento.

Segue abaixo a pirâmide alimentar e o indicado diário para cada alimento:

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Tubérculos, cereais, raízes e derivados

Recomendação calórica: 900 kcal

Porções diárias: 6

Valor energético por porção: 150 kcal

Frutas e sucos naturais

Recomendação calórica: 210 kcal

Porções diárias: 3

Valor energético por porção: 70 kcal

Verduras e legumes

Recomendação calórica: 45 kcal

Porções diárias: 3

Valor energético por porção: 15 kcal

Leite e seus derivados

Recomendação calórica: 360 kcal

Porções diárias: 3

Valor energético por porção: 120 kcal

Proteínas

Recomendação calórica: 190 kcal

Porções diárias: 1

Valor energético por porção: 190 kcal

Gorduras, óleos e sementes

Recomendação calórica: 73 kcal

Porções diárias: 1

Valor energético por porção: 73 kcal

Doces e açucares

Recomendação calórica: 110 kcal

Porções diárias: 1

Valor energético por porção: 110 kcal

Feijões

Recomendação calórica: 55 kcal

Porções diárias: 1

Valor energético por porção: 55 kcal

A quantidade de porções varia de acordo com o metabolismo de cada indivíduo. É necessário procurar um especialista para um diagnóstico completo e personalizado. 

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