As intolerâncias alimentares são problemas sérios que demandam a atenção daqueles que rejeitam determinadas substâncias. Estar atento a essas questões leva as pessoas a uma alimentação mais saudável e a um cuidado maior com o corpo.

Mas isso não significa deixar de comer aqueles doces que dão água na boca a qualquer um. Já pensou, por exemplo, em preparar uma palha italiana sem lactose?

A receita tradicional de palha italiana é, basicamente, um brigadeiro — no ponto que você desejar — com biscoito triturado. Entretanto, essa receita que nós já conhecemos leva alguns ingredientes com lactose, como o leite e a manteiga. Além disso, os biscoitos comuns apresentam glúten, bem como alguns chocolates.

Conheça então algumas alternativas a esses ingredientes, para você seguir a receita e aproveitar o doce sem preocupações!

Para substituir a lactose

Hoje em dia, é possível encontrar leite condensado sem lactose. Mas se você quer uma alternativa ainda mais saudável, que tal experimentar os leites vegetais?

Existem bebidas vegetais à base de arroz, aveia, amêndoas e soja. Além do alto valor nutritivo, a ausência de proteína animal também pode contemplar aqueles que optam pelo estilo de vida vegano.

Para adoçar

Você pode controlar a doçura da sua palha italiana sem lactose, diferentemente daquelas que levam altas concentrações de açúcar por causa do leite condensado. A alternativa mais comum é o açúcar mascavo, que também é mais nutritivo por não passar pelo processo de refinamento do açúcar cristal ou de confeiteiro.

Outra opção é o açúcar demerara, que está entre o açúcar mascavo e o refinado. Ele é um pouco mais granulado e conserva os nutrientes presentes no bagaço da cana. Ainda há a possibilidade de usar melado, cujo sabor característico confere um toque especial à sua receita.

Para dar consistência

O ingrediente mais indicado para dar a liga na sua palha italiana sem lactose é a biomassa de banana verde. Ela vai substituir a manteiga ou o creme de leite, tão utilizados no preparo dessa sobremesa. A proporção que você deve pensar para essa receita é de aproximadamente 250 g de biomassa para cada 100 ml de leite vegetal.

A biomassa de banana vai demorar um pouco mais de tempo no fogo para diluir no leite. Sendo assim, você pode utilizar um liquidificador para misturar todos os outros ingredientes antes de ir ao fogo. Mexa sem parar até que a mistura obtenha a consistência desejada.

Atenção ao biscoito e ao chocolate

Em geral, os biscoitos industrializados apresentam glúten e lactose. Sendo assim, é importante estar atento na hora de escolher o ingrediente que vai fazer parte da sua receita. Opte pelos biscoitos isentos desses elementos.

Os tradicionais achocolatados também podem apresentar glúten, portanto, merecem atenção. Além disso, eles contêm altas concentrações de açúcar, o que pode interferir no sabor da sua palha italiana (especialmente se você já tiver adoçado).

Sendo assim, opte pelo chocolate em pó ou até mesmo o cacau em pó. O sabor mais forte e encorpado desses produtos pode ser o toque especial da sua receita.

Para finalizar

Depois é só levar a palha italiana vegana para refrigeração. Pincele uma fôrma ou um refratário com óleo de coco e acrescente o brigadeiro sem lactose e o biscoito (lembre-se de ler cuidadosamente o rótulo). Após cerca de três horas, sua sobremesa sem lactose está pronta.

Para melhorar ainda mais, que tal substituir o açúcar de confeiteiro que finaliza a receita por uma salpicada de coco ralado? Agora é só degustar, sem medo de sofrer depois!

Essas alternativas aos ingredientes tradicionais vão deixar sua palha italiana sem lactose tão saborosa quanto a “clássica” — ou mais! Seja criativo e diversifique seu cardápio!

Você usa algum ingrediente diferente desses? Tem outra receita de palha italiana sem lactose? Compartilhe conosco nos comentários!