Escolha sempre o alimento que mais beneficiará a sua saúde

O pão é um dos alimentos principais na mesa do brasileiro, principalmente no café da manhã. Também é muito consumido no lanche da tarde e da noite, onde muitas pessoas procuram uma alimentação mais leve e acabam optando pelo pão.

O carboidrato é a fonte principal existente no pão, porém, o pão branco que é feito de farinha branca ou refinada, não contém o valor nutricional adequado ao organismo. Já os pães integrais contém fibras, o que oferece maior valor nutricional, além de gerar mais saciedade e colaborar para o bom funcionamento intestinal.

Saiba a diferença entre o pão branco e o integral:

Pão branco

pão brancoContém farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, glúten, sal, fermento biológico, gordura vegetal e conservante propionato de cálcio.

Pão integral

pão integralÉ muito mais saudável, contém farinha integral, fibra, farelo, gérmen de trigo, vitaminas e sais minerais.

Os pães integrais são antioxidantes porque contém vitamina E, porém, devem ser consumidos de forma equilibrada, pois contém a mesma quantidade de calorias, ou até mais, do que os pães não integrais. Como eles são ricos em fibras, reduzem os riscos de câncer no intestino e geram maior sensação de saciedade alimentar do que os pães que são feitos com farinha branca e refinada.

Caso você queira emagrecer, não é preciso tirar o pão do seu cardápio, basta consumi-lo com moderação. A quantidade de grãos não gera maior qualidade ao pão, mas sim a quantidade de fibras, por exemplo, o pão de 7 grãos pode conter uma colher de sopa de cada grão, enquanto o de 12 grãos pode conter somente uma colher de chá de cada um deles. É preciso ler sempre o rótulo para não ficar dúvidas.

Leia também:

Receitas de pães

Pão integral: campeão em fibras

Tabela nutricional do pão integral

Existem pessoas que tem uma certa dificuldade para trocar o pão branco pelo integral, nesse caso, vale adicionar o pão integral junto a verduras e legumes, isso ajuda a educar o paladar.

Para usufruir de uma refeição com maior  valor energético, faça a escolha certa, procure consumir pães integrais. Além de ter um sabor irresistível, eles deixam o seu organismo mais fortalecido e saudável.