As frutas secas, ou desidratadas como muitos conhecem, são muito populares em épocas de natal e ano novo, mas podem ser encontradas o ano todo em mercados que costumam oferecê-las.

Podem ser consumidas in natura ou acompanhar pratos salgados e saladas, dando um toque agridoce e diferente ao paladar. Seus benefícios são muitos, mesmo a fruta estando desidratada ela atua com muitos nutrientes e com um sabor incrível.

As frutas desidratadas são divididas em dois grupos: frutos secos oleaginosos e frutas secas. Os frutos secos oleaginosos são as sementes, como: amêndoas, castanha do Pará, macadâmia, nozes, etc. Já as frutas secas são: damasco, uva passa, banana, ameixa, figo, tâmaras entre outras.

No caso das frutas secas, só se retira a água da fruta e seus nutrientes permanecem. Também permanece o valor calórico, então é importante manter o controle e não exagerar na dose.

As frutas secas são ricas em fibras, minerais, magnésio, potássio, cálcio, selênio, ferro e vitaminas A e do complexo B.

Os frutos oleaginosos são ricos em vitamina E, óleo e gorduras poliinsatuiradas e monoinsaturadas. Essas gorduras são benéficas à saúde e podem prevenir doenças cardiovasculares. Mas devem ser consumidas com moderação, pois contém grandes calorias e podem elevar o teor de colesterol.

Essas frutas secas devem ser conservadas em ambiente fresco e arejado ou na geladeira. Quando mantidas fora da geladeira devem ser consumidas em até cinco dias e quando mantida na geladeira, pode ser consumida em até quinze dias semanas.

 

Aproveite os benefícios das frutas desidratadas, elas contribuem para a sua saúde e tem um sabor irresistível!