Atualmente, a soja está transformando o modo de viver dos brasileiros. Os benefícios da leguminosa estão sendo reconhecidos não só na mesa, mas também na prática dos exercícios físicos. Quando comparada a outros alimentos de origem vegetal, a soja apresenta qualidade proteica superior e ótimo equilíbrio de aminoácidos essenciais, é considerada hoje em dia como um alimento que apresenta uma proteína completa.

As proteínas são importantes para o exercício físico, uma vez que seu consumo adequado, antes e depois do treino, é fundamental para preservar a massa magra e promover ainda a síntese proteica. Mas, para que esses benefícios do alimento surtam resultados, é importante lembrar que é fundamental manter o estoque de glicogênio muscular durante o exercício, pois, na sua ausência, há limitação da utilização de glicose como substrato energético, o que faz com que ocorra a utilização da massa magra, como combustível de energia.

Os benefícios da soja para quem treinaLogo após você treinar, ou seja, destruir as fibras do músculo, ele precisa de nutrientes para construção muscular e é aqui que as proteínas entram. Mas, para isso, é importante manter aquele estoque de glicogênio, o qual já citamos. Desta maneira, a ingestão adequada dos carboidratos antes do exercício, é fundamental bem como a dieta de recuperação pós-exercício. No momento do pós-treino, é indicado fazer ingestão de alimentos a base de proteína para que haja a reconstrução muscular. As bebidas nutritivas e alimentos à base de soja, fornecem além das proteínas de soja, os carboidratos, que têm papel importante para a recuperação do organismo.

Dessa forma, a alimentação de pessoas fisicamente ativas deve dar ênfase à manutenção de equilíbrio entre valor energético e a facilidade de um melhor aproveitamento por parte do organismo. É essencial manter uma dieta equilibrada com todos os nutrientes necessários, para que o organismo utilize esses nutrientes da forma como devem ser consumidos e aproveitados pelo corpo.