Você já se perguntou o porquê de muitas vezes dormir e acordar com a sensação de que um caminhão passou por cima do seu corpo. Ou ainda, acordar com a sensação de cansaço contínua e desconforto?

O seu corpo pode estar querendo te dizer alguma coisa. Por esse motivo, é muito importante avaliar como está a sua rotina, incluindo o que você come no período noturno. Já pensou nisso?

É no período noturno que o nosso  metabolismo fica mais lento, deixando a digestão mais devagar. Com isso nosso corpo tende a se sentir mais pesado quando comemos em excesso ou certos tipos de alimentos, prejudicando assim a noite de sono e gerando desconforto também pela manhã.

Para ter uma noite de sono mais tranquila e evitar o desconforto estomacal, é necessário evitar alimentos gordurosos, como frituras e queijos amarelos. Além de bebidas estimulantes, energéticos e bebidas que contenham cafeína, como: café, chá preto, mate, e refrigerantes em geral.

Confira nesse post os tipos de alimentos para consumir à noite e que não vão prejudicá-lo.

Qual é a regra básica para comer à noite?

Sabe aquela regrinha básica “tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo”? É a regra básica de uma alimentação saudável e eficaz. Comece decorando esses passos!

Como à noite a regra é jantar como mendigo, escolha alimentos mais leves, como frutas, saladas, um suco ou chá. E, de preferência, pelo menos 2 ou 3 horas antes de se recolher para dormir.

Listamos aqui alguns alimentos que poderão fazer parte da sua refeição.

Alimentos que podem ser consumidos durante a noite

Sopas e caldos

Fáceis de preparar e com opções muito saudáveis, além do baixo teor calórico, as sopas e caldos com legumes e verduras são extremamente nutritivas. Para a noite, são pratos leves e cheio de variedade. Você pode criar caldos com 2 ou 3 legumes, como abóbora cabotiá ou mandioquinha com cenoura, chuchu e couve. Use a criatividade!  

Chá de erva-doce ou camomila

Alguns tipos de chás possuem efeito calmante, como é o caso dos chás de camomila e erva doce. Tomá-los à noite ajudarão  seu organismo a relaxar permitindo uma noite de sono tranquila. Você encontra o produto em diversas lojas de produtos naturais, sem muita dificuldade de preparo. DICA IMPORTANTE: Prefira tomar o líquido sem adição de açúcar.

Frutas

As frutas são o tipo de alimento para consumir todos os dias. Elas fornecem ao organismo uma boa quantidade de vitaminas e minerais importantes na manutenção do organismo, inclusive para uma noite de sono tranquila. Frutas com abacaxi, maçã, melão, mamão e abacate são algumas opções para a refeição noturna. Pode se combinar com a aveia, o amaranto ou algum outro cereal.

Aveia

Esse cereal é fonte de vitamina B6 que ativa o triptofano, um aminoácido que tem influências indiretas sobre a fadiga e sono, além do comportamento alimentar. O consumo de um mingau com aveia é muito bem vindo em horário noturno.

Flor de Maracujá

Você tomou muito suco de maracujá achando que isso traria uma noite de sono mais tranquila? Saiba que não é o fruto e sim a flor que possui as substâncias que agem no sistema nervoso central e promovem relaxamento, conhecida como passiflora.

Ela é rica em flavanoides, alcaloides e saparinas, contribuindo no controle da produção de seratonina, hormônio do bem estar. Use na forma de chás, não apenas antes de dormir, mas quando há necessidade de aliviar os dias tensos.

Saladas

Além de serem ricas em vitaminas e outros nutrientes, as saladas proporcionam uma digestão rápida e confortável. É uma das opções mais fáceis de adaptar por ser leve. Combine todos os tipos de folhas, acrescente alguns legumes e tempere com limão, azeite e sal (com equilíbrio, ok?!)

Ter bons hábitos alimentares ajuda a manter a forma e contribui com uma noite de sono mais saudável.

Infográfico - Sono para viver melhor

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