O cloreto de sódio, mais conhecido como sal, é de extrema importância para a saúde, pois ajuda a manter o controle hídrico e o bom funcionamento das células do corpo. Por isso é indispensável na alimentação.

A quantidade diária de sal necessária para o corpo é de 2,4 gramas, o que equivale a 1 colher de café rasa, porém o brasileiro costuma consumir muito mais do que isso, chegando em até 16 gramas de sal por dia, o equivalente a 3 vezes acima do consumo ideal.

O consumo excessivo de sal pode trazer sérias consequências ao organismo, entre elas: aumento da pressão arterial, que pode levar ao infarto miocárdio; acidente vascular cerebral; problemas nos rins e inchaço, já que o sódio causa a retenção de líquidos.

Para quem sofre com diabetes, é necessário ainda mais a precaução, pois a doença faz com que o indivíduo seja mais propenso a doenças cardiovasculares. É muito importante ficar atento à quantidade de sal usada durante as refeições.

Alimentos que são industrializados apresentam quantidades excessivas de sal, portanto é necessário analisar o rótulo do produto e a quantidade de sódio que é presente nele. Já os alimentos naturais como: legumes, verduras, grãos, frutas e entre outros, já contém o sódio naturalmente em sua composição, então evite os exageros.

É necessário se habituar a menores quantidades de sal em nome da saúde do seu corpo. Além de conservar o organismo, isso deixa o sabor natural dos alimentos com mais evidência.

Deixe de lado o exagero e contribua com sua saúde!