Às vezes caímos no erro de achar que todo e qualquer tipo de refeição natural traz diversos benefícios à saúde. Está muito claro para a ciência que uma dieta saudável está intimamente relacionada a um consumo maior de frutas, verduras e produtos com uma industrialização menos “agressiva”. O problema é que muita gente sem conhecimento começa a criar soluções para todos os problemas de saúde utilizando um ou outro vegetal.

Não é bem assim, cada um deles tem as suas propriedades que devem ser descobertas e provadas pela ciência. O “achômetro” é, talvez, um dos grandes problemas enfrentados por pessoas desqualificadas para falarem de saúde. Hoje vamos desmistificar um sentença que é praticamente dada como certa por muitos: suco de beterraba evita anemia. Pelo tom de todo o discurso feito anteriormente, você já deve ter percebido que isso é um mito. E um dos maiores já existentes!

Mito ou verdade: suco de beterraba evita anemia?

Para se ter uma noção, o combate à anemia necessita de uma concentração aproveitável de ferro no organismo. Essa propriedade é minimamente encontrada no líquido. Muitas vezes a pessoa faz utilização do preparado crente de que resolverá todas os seus problemas “anêmicos”. O que é uma mentira sem embasamento. Se você está precisando combater à doença, faça utilização de feijões, lentilhas, folhas verdes, sementes de abóboras, nozes e castanhas. Para que o problema não se agrave, os alimentos ricos em cálcio (leite e derivados, por exemplo) e taninos (como refrigerantes, e chás pretos e mate) devem ser reduzidos.

Mais um mito foi esclarecido aqui no Blog da Superbom e, reiteramos, que é muito importante ter um conhecimentos baseado em estudos para que possamos observar a eficácia ou não de determinadas refeições para a saúde. Se você tem alguma dúvida, fale conosco através do Facebook e, assim, poderá contribuir com os assuntos tratados em nossos posts.