Além de se aproveitar melhor o sabor, também potencializa os nutrientes

Quando os alimentos são expostos ao calor ou preparados em água fervente, eles perdem grande parte de seu valor nutricional. Dessa forma se deixa de aproveitar as porções de vitaminas e sais minerais existentes no alimento, onde o que resta é cerca de 40% desses nutrientes.

Cozinhar no vapor, além de conservar os nutrientes dos alimentos, ainda diminui o valor calórico da preparação. O método de preparo de alimentos à vapor é simples e pode ser incorporado facilmente no seu dia a dia.

Para efetuar o preparo de alimentos no vapor não é preciso panela especial, você pode improvisar utilizando peneira de alumínio, escorredor de macarrão ou cestos que permitam a passagem do vapor. Para que o cozimento seja mais rápido e prático, o recipiente a ser usado deve se ajustar à panela com água. Posteriormente, se preferir, você pode adquirir um material mais adequado para o preparo à vapor, como por exemplo, panelas com duas camadas, especiais para o cozimento à vapor.

Para cozinhar os alimentos no vapor, siga os passos abaixo:

panela para cozimento à vapor– Prepare os alimentos temperando-os e arrumando-os em um recipiente.

– Os alimentos devem ser depositados com cuidado no recipiente, permitindo a circulação do vapor.

– A parte inferior da panela deve ter de 3 cm a 5 cm de água, mas essa quantidade muda caso o recipiente seja apropriado e já tenha a indicação do volume de líquido adequado.

– Para dar mais sabor aos alimentos, adicione temperos na água como ervas, gengibre, alho, folhas de louro etc. A água usada no cozimento ainda pode ser aproveitada para preparar molhos, caldos para sopas e outros alimentos.

– Arrume o recipiente com os alimentos na panela com água de forma que se encaixe bem. O alimento não deve tocar na água durante a processo de cozimento.

– Feche a panela para evitar a perda de vapor, isso mantém o aroma, a cor e a consistência do alimento.

– O ideal é colocar o recipiente com os alimentos no momento em que a água tiver começado a ferver. Vale também reduzir o fogo durante o processo de cozimento.

– Evite abrir a panela durante o cozimento, isso pode interromper a circulação do vapor e o processo de cozimento.

– Corte os alimentos em pedaços não muito grandes, assim o cozimento se torna mais rápido.

– Se for cozinhar mais de um tipo de legume, adicione os de textura parecida para que cozinhem no mesmo tempo.

– Mantenha uma quantidade de água fervente separada, caso precise completar o recipiente.

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Receita de sopas de legumes

Os legumes que são mais indicados para o cozimento no vapor são a couve-flor, brócolis, nabo, couve-de-bruxelas, salsão, alho-poró, aspargo, cenoura, pimentão, cebola e batata. Não é indicado o cozimento do tomate no vapor, devido a sua elevada quantidade de água que se perde no processo de cozimento, o que  resulta em uma preparação sem sabor.

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