Um estudo realizado na Universidade Estadual de Iowa (EUA) revelou o que muita gente suspeitava. Ficar nervoso só piora as coisas. Isso interfere diretamente na saúde das pessoas. A pesquisa constatou que homens que ficam nervosos e com raiva frequentemente correm um risco 1,7 vezes maior de morrer precocemente, em comparação com aqueles que possuem um temperamento mais calmo.

Os cientistas coletaram dados de 1.307 homens ao longo de quase 40 anos. Os níveis de raiva foram observados anualmente. Isso foi possível, pois os participantes respondiam à seguinte pergunta: “Você fica com raiva facilmente?”. No final do estudo foi constatado que  a frequência das respostas positivas à questão estava relacionada com o aumento do risco de morte prematura.

O jornal britânico The Guardian tentou encontrar uma possível explicação para os resultados encontrados é a ideia de que a irritação aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial, fazendo com que os momentos de fúria afetem o coração. Portanto, vamos todos manter a calma e tentar racionalizar as situações. Sempre quando vier a irritação, pare, respire fundo e pense que no fim tudo vai se resolver. Como sugere a pesquisa, isso vai te render alguns anos de vida com felicidade e saúde.

Fonte: Veja Saúde