A maioria das pessoas sonha em ter uma casa bonita com uma bela decoração, espaços aconchegantes e um jardim cheio de plantas e flores encantadoras. A concretização desse desejo não é uma realidade tão distante assim. Basta ter uma pequena verba para invetimentos iniciais, um pouco de paciência e muita disposição. Para que você tenha um bom jardim é necessário bastante empenho para que os resultados sejam satisfatórios.

O mais legal nisso tudo é que você não estará somente desfrutando de um belo jardim. Estudos mostram que os “jardineiros” carregam diversos benefícios para sua saúde. Separamos quatro pontos positivos que a cultura pode proporcionar aos seus adeptos:

Alívio do estresse – Um estudo mostrou que a jardinagem relaxa mais do que diversas outras atividades de lazer. A pesquisa foi realizada da seguinte forma: dois grupos de pessoas foram separados. Um deles teria que cuidar do jardim por 30 minutos. O outro ficaria o mesmo tempo lendo um livro. Ao fim da experiência os cientistas constataram que as pessoas que ficaram no jardim estavam com um melhor humor do que os leitores.

Jardinagem previne doenças mentais

Melhora o “psicológico” – Pesquisadores norueguesas selecionaram pessoas com depressão para cultivarem flores e legumes. Após três meses de “terapia”, todos os participantes foram beneficiados, gerando bom humor por longas datas.

Exercício físico – Não é aquela atividade que vai consumir calorias milagrosamente, mas requer um grande esforço para ser praticada. Cavar, plantar, capinar e repetir outras tarefas é uma ótima opção de exercício de baixo impacto. É muito recomendado a idosos, pessoas com deficiência e pode ser realizada por quem sofre de dores crônicas.

Garante saúde cerebral – Para quem pratica atividade física e também cuida de um jardim, os benefícios podem ser grandiosos. Reduz, inclusive, o risco de demência e transtornos mentais como Alzheimer. Essas propriedades fazem com que a rotina do jardim se transforme em algo terapêutico.

Agora você já tem muitos motivos para arrumar um cantinho de terra e cuidar das suas plantas beneficiando a beleza do seu espaço e também à sua saúde.

Fonte: Hype Science