Não é porque você é vegano ou vegetariano que tem que abrir mão de um bom hambúrguer, não é mesmo? A verdade é que um hambúrguer vegano pode ficar muito mais saboroso do que os feitos com carne animal. Basta utilizar os ingredientes e os temperos certos!

Se de vez em quando bate aquela vontade de comer um hambúrguer, este post é para você. Nele, nós vamos ensinar uma receita incrível de sanduíche utilizando somente ingredientes de origem vegetal. Vamos lá?

Muitas opções para um só prato

Boa textura e consistência no ponto são essenciais para um hambúrguer apetitoso. Por isso, os chefs fazem vários testes antes de encontrar a receita ideal. Afinal, é possível utilizar uma variedade enorme de ingredientes no preparo da “carne” vegana. 

E é aí que está uma das maiores vantagens desse tipo de hambúrguer: você pode prepará-lo de várias maneiras diferentes, utilizando batata-doce, beterraba, cogumelos, grão-de-bico, couve-flor, soja, arroz e por aí vai.

Todas essas iguarias podem fazer parte do seu hambúrguer vegano. Mas para você não ter o trabalho de testar tantas receitas, vamos indicar logo uma que é infalível. Confira!

Receita infalível de hambúrguer vegano

Existem várias opções de ingredientes, mas usando legumes bem temperados não tem erro: seu hambúrguer vai ficar uma delícia.

Ingredientes para o preparo de quatro hambúrgueres:

  • 200 gramas de batata;
  • 50 gramas de abobrinha;
  • 150 gramas de cenoura;
  • azeite de oliva extravirgem;
  • farinha de rosca;
  • alecrim picadinho;
  • açafrão;
  • sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

  1. O primeiro passo é cozinhar todos os legumes em água com um fio de azeite por cerca de 20 minutos, até que fiquem macios.
  2. Em seguida, com a ajuda de um garfo ou um espremedor de batatas, amasse cada um deles até formar um purê.
  3. Em uma tigela, misture os purês de todos os legumes e acrescente uma colher de chá de açafrão e uma colher de sopa de alecrim picado.
  4. Adicione um pouquinho de farinha de rosca até obter uma massa mais consistente.
  5. Tempere com uma pitada de sal e de pimenta.
  6. Molde os hambúrgueres com as mãos.
  7. Passe cada um deles em óleo e farinha de rosca e asse por 20 minutos em forno na temperatura de 180°.

Bem simples de fazer, não é mesmo? Mas se você estiver em um dia mais corrido e quiser economizar tempo, pode comprar um hambúrguer vegano pronto e de qualidade também. E aí é só caprichar no recheio! 

Para um bom hambúrguer, um bom recheio 

A receita acima é deliciosa e pode ser servida com arroz, feijão e outros acompanhamentos. Mas, para o autêntico hambúrguer, nada como a combinação perfeita com pão, queijo, verduras etc. 

Para montar aquele sanduíche irresistível, que tal escolher um bom pão e intercalar camadas de alface e tomate em rodelas, maionese vegetal e cream cheese vegano e temperado? Para ficar ainda mais gostoso, é possível acrescentar um toque de patê.

A melhor parte de preparar um hambúrguer desses é comer sem culpa nenhuma. Afinal, serão utilizados apenas alimentos saudáveis, com baixo teor de sódio e gorduras. Sem contar o valor nutricional dos legumes utilizados.

As abobrinhas são ricas em potássio e em vitaminas dos complexos A e B. As cenouras são importantes fontes de vitamina C, enquanto a batata possui o carboidrato necessário para nos dar energia, além de sais minerais e fibras.

E, então, pronto para preparar e degustar essa maravilha de hambúrguer vegano? Se tiver outras receitas para compartilhar ou ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário!