As frutas são alimentos indispensáveis à saúde, pois, além de vitaminas e nutrientes que restabelecem o equilíbrio e o bom funcionamento do nosso organismo, algumas delas contêm propriedades que funcionam como anti-inflamatório natural em nosso corpo e podem nos livrar de complicações e doenças. Confira.

Por que consumir alimentos com ação anti-inflamatória?

O nosso corpo precisa de cuidados e a alimentação é o ponto inicial para esse processo. Tudo o que consumimos está diretamente ligado a como reagimos diante das complicações de saúde e da regeneração do organismo, como no caso de inflamações.

As inflamações ocorrem quando sofremos algum tipo lesão ou uma infecção. Essa é uma maneira que o nosso organismo encontra para demonstrar que alguma coisa está errada. Além disso, é um sinal de proteção, pois funciona como um mecanismo de defesa. Por isso, é essencial ao processo de cura.

No entanto, quando a inflamação não é tratada, ou quando o agente infeccioso não é eliminado, os problemas podem se agravar e se transformarem em doenças crônicas, como no caso da diabetes, da artrite, das doenças do coração e do câncer.

Então, para que a nossa saúde se torne resistente aos vírus e infecções, é preciso ter uma alimentação saudável, rica em nutrientes, vitaminas e sais minerais, para que, assim, o sistema imunológico se fortaleça e permaneça ávido às defesas necessárias.

Alguns alimentos funcionam como antídotos e remédios naturais contra vários tipos de doenças — como no caso de certas frutas, que têm propriedades anti-inflamatórias, que previnem e curam inflamações, nos dando mais saúde.

Confira abaixo algumas das frutas que, além de ter um forte poder anti-inflamatório para o organismo, são ricas em outros nutrientes:

20 frutas que têm ação anti-inflamatória

1. Abacate 

É rico em ômega 6, 9 e 7, substâncias que equilibram o organismo, ajudando na perda de gordura. O abacate também contém vitamina E e sitosterol, um elemento que auxilia a controlar o estresse.

2. Abacaxi

A fruta é rica em vitamina A e B1 e ácido ascórbico, que ajuda no processo de controle à inflamação. O abacaxi também tem alta concentração de água e fibras — o que auxilia no processo digestivo.

3. Acerola

Além de uma alta porcentagem de vitamina C, a acerola também contém grande quantidade de cálcio, ferro, fósforo, vitamina A, B1, B2 e B3.

4. Açaí

Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, e é rico em vitamina C, B1, B2 e E. Além disso, o açaítambém contém uma boa porcentagem de fósforo, ferro, cálcio e Ômega 6 e 9, que ajudam no combate ao colesterol ruim.

5. Amora

É rica em vitamina A e C. Além disso, a amora ajuda a aliviar problemas intestinais, reduz o envelhecimento precoce e contribui para o sistema nervoso central.

6. Blueberry ou Mirtilo

Muito conhecido por suas propriedades antioxidante, o Blueberry, também chamado de mirtilo, contém alto valor nutritivo. O fruto, além de ser um poderoso anti-inflamatório, é rico em vitamina A, B e C, sais minerais, ferro, cálcio, potássio e zinco.

7. Cacau

O fruto é um poderoso anti-inflamatório. O cacau tem n-cafeoildopamina, uma propriedade natural que apresenta efeito semelhante aos medicamentos anti-inflamatórios industrializados presentes no mercado.

8. Cranberry

Rica em antioxidantes, vitamina C, protocianidina A e flavonoides, essa frutinha originária de um arbusto da América do Norte, também contém propriedades anti-inflamatórias.

9. Cereja

É rica em vitamina A, B e C. Contém cálcio, ferro, fósforo e proteínas. Além disso, é muito apreciada por combater os radicais livres e ajudar na digestão.

10. Coco

É rico em sais minerais, como o potássio, o fósforo, o sódio e o cloro. O coco conta com proteínas importantes para o funcionamento do organismo e fibras, que estimulam a atividade intestinal.

11. Goiaba

Afora o sabor maravilhoso, a goiaba se destaca pelo alto teor de proteínas, fibras, açúcares totais, cálcio, fósforo e potássio, além de vitamina A e C.

12. Groselha

A fruta (não o xarope), além de muito saborosa, tem vitamina A, B1, B5 e B6 e sais minerais. Devido à sua grande concentração de ácido ascórbico (cerca de 50%) é um excelente anti-inflamatório natural.

13. Jabuticaba

A fruta é rica em cálcio, ferro, fósforo, potássio, sódio e magnésio. Também contém minerais importantes para manter a rigidez da estrutura óssea e dos dentes.

14. Kiwi

É fonte de vitamina C, E e B6, niacina, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras dietéticas. Não contém gordura saturada, nem colesterol.

15. Laranja

laranja contém alta porcentagem de cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, e várias vitaminas, em especial a C (ou ácido ascórbico), um poderoso anti-inflamatório natural.

16. Limão

Com ação anti-inflamatória e antioxidante, é um fruto altamente rico em vitamina C, substância que potencializa as defesas do nosso organismo. Além disso, contém vitaminas do complexo B e sais minerais, como o fósforo, o cálcio e o ferro.

17. Mamão

Rico em betacaroteno e vitamina C e E, o mamão também detém enzimas, chamadas papaína e quimopapaína, que ajudam a reduzir a inflamação no organismo.

18. Maracujá

Extremamente saboroso, o maracujá também é antioxidante e rico em vitamina A, C e outras do complexo B. Além de ser um anti-inflamatório natural, contém uma substância chamada pectina, que ajuda no emagrecimento.

19. Pera

A fruta tem um sabor delicioso, é fácil de ser encontrada e também é um excelente anti-inflamatório, além de ter fibras e vitamina C, E e B2.

20. Tomate

O fruto (sim, o tomate é um fruto), além de conter betacaroteno, licopenos e flavonoides, é rico em polissacarídeo, uma propriedade importantíssima para o controle do processo inflamatório.

Que tal incluir essas frutas na sua alimentação diária e começar, hoje mesmo, a ter uma vida mais saudável? Adicionando à sua rotina alimentos saudáveis, que têm ação anti-inflamatória natural, certamente, você fortalecerá o seu sistema imunológico, ficará livre de inflamações e infecções, além de ter mais qualidade de vida.

A nossa saúde é um reflexo de tudo o que comemos, fazemos e pensamos, por isso, alimente-se de forma saudável, pratique exercícios e cuide do seu bem-estar.

Gostou deste post? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber conteúdos e dicas exclusivas para ter uma alimentação mais saudável e uma vida com mais qualidade.