Emagrecer não é fácil, por isso, a dieta precisa estar em dia com a nutri. O fato de comermos sempre alimentos saudáveis não significa que estamos ingerindo a quantidade certa para o objetivo estabelecido.

Chamamos a Cyntia Maurenn, nossa nutri, e perguntamos pra ela quais frutas têm mais calorias e quais têm menos calorias. Isso porque no verão ou inverno, tem muita gente querendo manter o shape ou até perder alguns quilinhos. Mas nosso desejo principal é cuidar da saúde e equilibrar as refeições, ok?! Confira a lista completa!

Frutas que favorecem o emagrecimento

8 piores e melhores frutas para quem quer emagrecer

Rica em vitamina C, a melancia é uma ótima opção para quem quer perder peso, porque além de ser rica em fibras, contem uma grande quantidade de água o que contribui não só com o emagrecimento como para a prevenção de doenças que envolvem o sistema urinário. Também é uma importante fonte de licopeno, que contribui para a prevenção de câncer de próstata e de mama e tem ação diurética importante, reduzindo a retenção hídrica que causa inchaço.

8 piores e melhores frutas para quem quer emagrecer

O abacaxi apresenta função digestória importante, facilitando a digestão de proteínas. Sua ação no processo de emagrecimento se dá por sua quantidade de fibras e, quando consumido antes das refeições, in natura ou suco puro, confere maior saciedade. Além disso, é ligeiramente diurético, facilitando a eliminação de água pela urina. É fundamental para o bom funcionamento do trato gastrointestinal.

8 piores e melhores frutas para quem quer emagrecer

Por ter ação antiinflamatória, a maçã é uma forte aliada contra a obesidade. Contribui tanto para a diarreia como para a prisão de ventre, agindo como uma espécie de vassoura intestinal. Reduz os níveis de colesterol no sangue, reduzindo também os níveis de gordura corporal.  

8 piores e melhores frutas para quem quer emagrecer

Riquíssima em vitamina C, a quantidade de fibras da tangerina é fundamental para o emagrecimento, uma vez que confere saciedade e ajuda no funcionamento intestinal. Sua ação na redução de gordura corporal e colesterol sanguíneo também é observado. Ajuda na absorção de ferro e no controle da glicemia.

Frutas que dificultam o emagrecimento

8 piores e melhores frutas para quem quer emagrecer

Por ser rico em gorduras, o abacate deve ser consumido com muito cuidado quando o objetivo é o emagrecimento. Por ser calórico, o certo e equilibrá-lo na dieta, mas nada de eliminá-lo de vez. Ele é rico em vitaminas tais como: Vitamina A, vitamina B, Vitamina C, Vitamina K, e Vitamina E. Além disso, os minerais, como o Cálcio, Ferro, manganês, potássio, sódio, fósforo e zinco.

8 piores e melhores frutas para quem quer emagrecer

Apesar da gordura de boa qualidade, o coco, assim como o abacate, é muito rico em gorduras o que pode dificultar o processo de emagrecimento. Mas é bom lembrar que o coco contém propriedades que auxiliam e fortalecem o sistema imunológico, pois é rico em ácido láurico.

8 piores e melhores frutas para quem quer emagrecer

Embora rico em nutrientes importantes para o corpo humano, o açaí é uma fruta altamente calórica que deve ser evitada por aqueles que desejam emagrecer.

8 piores e melhores frutas para quem quer emagrecer

Não é rica em gorduras nem tanto calórica, porém, possui um alto índice de açúcares que dificulta a perda de peso.

Cyntia Maureen Marques Mattos

Formada em Nutrição em 2012 pela Universidade Guarulhos.Pós graduada em Saúde Preventiva e Natural pelo UNASP campus Engenheiro Coelho/SP
Trabalhou por 3 anos com saúde pública tendo como foco o aproveitamento integral dos alimentos e combate à fome no município de Guarulhos.
Atualmente trabalha no Cevisa – Centro de Vida Saudável, onde atua na coordenação dos serviços de alimentação.