Alimentos extremamente saborosos, as frutas são a principal fonte de nutrientes, ricas em vitaminas e minerais, essenciais para o funcionamento saudável do organismo. Ajudam também no controle glicêmico e ajudam no funcionamento do intestino. Além disso, as frutas contêm uma variedade de substâncias bioativas (polifenóis e carotenoides, reconhecidas pelo efeito antioxidante), que ajudam o organismo a combater os radicais livres e a prevenir o envelhecimento precoce.

Hoje vamos falar um pouco dos mitos e verdades de algumas frutas:

“Frutas podem ser consumidas à vontade”

Mito: Assim como outros tipos de alimentos, há algumas frutas que possuem valor calórico muito alto, exemplo: abacate, manga, banana, por isso devem ser consumidas sem exageros.

“A banana previne câimbras”

Verdade: A câimbra é consequência, entre outros fatores, da deficiência de potássio. A banana é rica em potássio, por isso, deve ser consumida como forma de sua prevenção.

“Pessoas com gastrite devem evitar comer frutas cítricas”

Mais ou menos assim: O pH do estômago é mais ácido do que o das frutas cítricas. Entretanto, algumas pessoas com gastrite sentem desconforto estomacal aos consumir algumas frutas. Cada indivíduo possui uma tolerância.

“Consumir tomate pode diminuir os riscos de câncer de próstata”

Verdade: Alguns estudos comprovam que o consumo do tomate, por serem ricos em licopeno, diminuem as chances de aparecimento de câncer de próstata.

“Limão afina o sangue”

Mito: Não existe nenhuma relação entre o limão e a capacidade de afinar o sangue. A capacidade benéfica do limão é o poder de desintoxicar o organismo.

“A melancia deve ser consumida com moderação, pois atrapalha a digestão”

Mito: A melancia apresenta fibras insolúveis na sua polpa, por isso pode-se ter a sensação de ser indigesta. Essas fibras tem o poder de aumentar os movimentos intestinais, por isso a sensação.

O importante é comer de tudo um pouco. Frutas são fontes riquíssimas de todos os nutrientes necessários ao corpo. Tenha sempre uma alimentação balanceada!