Se você vai fazer uma viagem internacional, que tal aproveitar para participar de um dos festivais vegetarianos espalhados pelo mundo? Conheça aqui alguns destinos que oferecem esse tipo de evento e veja se a data em que será organizado, coincide com a data da sua viagem. 

Festivais vegetarianos em alguns países

O número de pessoas vegetarianas sobe a cada ano e cada vez mais os adeptos ao vegetarianismo ganham forças. Atualmente as indústrias e variados estabelecimentos estão focando mais nesse público, diferente do que ocorriam anos atrás em que a oferta para atender suas necessidades era mais escassa.

No Brasil não é diferente e diversos setores já estão se adaptando para atender tanto aos vegetarianos quanto aos veganos, já que 14% dos brasileiros são vegetarianos. No mundo todo, o setor do turismo também se preocupa e para atendê-los, diversos países estão buscando uma boa oferta para esse perfil, atraindo cada vez mais turistas.

Veja aqui uma lista de países que oferecem festivais vegetarianos:

1. Vegetarian Food Festival, Nova Iorque

O festival de Nova Iorque ocorre, comumente, no mês de maio e oferece exposição comercial, alimentos e bebidas e agricultura e silvicultura, relacionados. Além disso, a cidade é considerada como sendo o lugar mais veggie-friendly em todo o mundo. Por lá são diversos restaurantes vegetarianos e até uma escola pública que oferece um menu veggie.

2. Veg Fest, Argentina

O ExpoVegan, como é conhecido o festival por lá, é muito famoso no país e reúne produtores, empresas e profissionais que respeitam a natureza, animais e as pessoas, oferecendo produtos vegetarianos e veganos. O festival da Argentina ocorre em novembro e esse ano será nos dias 3 e 4. 

3. Festival vegan de Alicante, Espanha

Na Espanha também ocorre o Vegan Fest, em Alicante, que tem como intuito, divulgar o veganismo por meio de variadas atividades e também ajudar as pessoas que querem entender como é o veganismo. O festival ocorrerá em 2018 no dia 21 de outubro, é gratuito e contará com praça de alimentação com opções como Quesadillas, um Cocido Madrilenõ e Gazpacho, além de músicas, stands informativos, exposições e muitos outros.

4. Toronto Raw/Festival Vegan, Canadá

A cidade de Toronto oferece diversos festivais vegetarianos e também veganos. Entre os mais famosos, as duas semanas do evento Veggielicious ganha destaque. Porém, o maior festival de vegano de toda a América do Norte é, sem dúvida, o Toronto Raw/Festival Vegan. Os VegFests do Canadá são recheados de alimentos veganos e outros produtos, além de shows, apresentações e discursos. Outros nomes bastante conhecidos pelo Canadá são: Vegan Bake-Off, Veggie Fest Hamilton, Ottawa VegFest e o Toronto Vegandale Fest.

5. Vegan Summer Festival, Berlim

Em Berlim, cerca de 80 mil pessoas são vegetarianas e veganas, o que contribui para que se tenha grande demanda em restaurantes e lojas para atender a esse público. Por lá ocorre o Festival de Verão Vegano, que em 2016 reuniu 60 mil participantes. Esse ano o festival ocorreu em agosto e contou com 130 expositores e cerca de 65 mil participantes vegetarianos e veganos, especialmente. Berlim oferece esse festival desde 2007 e quer manter essa tradição por prazo indeterminado.

6. VegFest, Brasil

Por aqui também temos o famoso VegFest, que passa por diversas cidades brasileiras. De 10 a 14 de outubro de 2018, o VII Congresso Vegetariano Brasileiro estará em São Paulo, oferecendo palestras com nutrólogos, culinaristas, nutricionistas, empreendedores, entre outros. Além desses profissionais, o VegFest oferece shows, feiras e muitas outras atrações.

7. Vegan Fest, Peru

O maior festival vegano do mundo, Vegan Fest, também chega ao Peru, representando a expansão da cultura vegana. Em 2018 o festival ocorreu nos últimos dias de setembro e agradou ao público que pôde saborear as delícias por lá, como o aperitivo piqueo, o Tabouleh de Quinua y Queso con Vinagreta de Coca, Tequeños com Queso y Guacamole, entre outros. Quer saber como pronunciar as opções do cardápio ao pedir ao garçom ou até mesmo estar preparado para saber o que significa cada prato? Você pode fazer um curso de espanhol online e viajar preparado!

8. Vegan-Fest Tel Aviv, Israel

  

Em Israel, cerca de 8% da população do país é vegetariana e quase 5% vegana. O famoso festival atrai uma média de 10 mil visitantes, fora o número de visualizações online que as palestras gravadas possuem. Em 2014 foi considerado o maior festival vegano do mundo, com comidas, músicas e muito artesanato. O festival costuma ocorrer no mês de setembro.

O que considerar ao visitar os países que oferecem festivais vegetarianos

Não basta ter uma seleção com destinos que oferecem festivais vegetarianos, você precisa garantir uma viagem tranquila e segura. Ao viajar para o exterior, considere:

  • Conhecer o destino: para isso, você pode contar com a ajuda da internet que oferece diferentes sites com dicas de viajantes e também pessoas conhecidas que já visitaram o país.
  • Ter noção da língua falada: você não precisa dominar o idioma, mas ter um conhecimento básico vai te ajudar bastante, portanto, considere fazer um curso de inglês ou espanhol online, que são as duas línguas mais faladas pelo mundo.
  • Conferir os documentos: verifique com antecedência quais são os documentos que você vai precisar. Considere também tirar cópias deles para o caso de perder durante o seu passeio.
  • Reservar passagens e hotel antecipadamente: especialmente se você for viajar em alta temporada, assim você não corre o risco de não conseguir reservas no hotel desejado.
  • Contratar um seguro de viagem: se você vai experimentar novos sabores, é importante saber que se algo não cair bem, você terá auxílio médico no exterior. Além disso, essa é uma proteção que oferece diferentes coberturas, inclusive para perda ou atraso de voo.

Então, escolheu o seu destino para curtir e saborear as delícias dos festivais vegetarianos pelo mundo? Conhece outros? Comente!

Fontes: Babbel e Passenger 6A